quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ABRINDO A PORTEIRA - BOA VIAGEM, GERALDO FLACH

Amigas e Amigos!

          Com tristeza, recebi a notícia da morte de Geraldo Flach - que tocando junto com Luiz Carlos Borges - freqüentou nosso programa Canto da Terra em tantos domingos. A falta que o meio artístico está sentindo é grande e tem-se externado ao longo destas últimas horas.



          Li a notícia, inicialmente, no portal do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre-RS (http://www.correiodopovo.com.br/) que escreveu:
O pianista, arranjador e compositor gaúcho Geraldo Flach morreu na tarde desta segunda-feira, em consequência de um câncer no mediastino, na região do tórax. Ele enfrentava a doença desde o ano passado e estava internado no hospital Mãe de Deus havia um mês. [...] Geraldo era considerado o maior nome da música instrumental no sul do país e conquistou cinco prêmios Açorianos na década de 1990. Em 1991, foi declarado Instrumentista da Década. Seu primeiro grande reconhecimento ocorreu em 1964, quando recebeu o prêmio de melhor solista no II Festival de Jazz e Bossa Nova do Brasil.Flach teve suas músicas gravadas por Elis Regina, Emilio Santiago, Taiguara e Borghettinho, entre outros, somando ao seu currículo trilhas para cinema, ballet e especiais para televisão. Realizou também diversas turnês ao lado de Ivan Lins e também gravou álbum com Luis Carlos Borges. Foi o autor da trilha sonora do premiado filme "Ilha das Flores", em 1989.Em abril de 2010, Geraldo Flach foi o homenageado do ano no 19ª edição do Prêmio Açorianos de Música por sua vida e obra. Seu último trabalho foi o álbum "Vivências", em outubro do ano passado.
          Ontem, o mesmo Correio do Povo evidenciou que o Grêmio, em seu site oficial, também lamentou a morte de seu ilustre torcedor, dizendo que: "... torcedor do Tricolor, Flach interpretou inúmeras vezes o hino do Grêmio e levou o nome do clube gaúcho aos palcos de todo o mundo, ao lado dos amigos, também gremistas, Yamandu Costa e Renato Borghetti".

          Na noite de ontem, aqui em Gramado-RS (onde estou passando a semana), assisti uma apresentação da cantora Isabela Fogaça, no show "Natal em Família", como atração do Natal Luz, na Rua Coberta, no centro da cidade. Isabela, que se apresentou com banda, coro, participação dos filhos e do marido, José Fogaça, em determinado momento do show prestou uma bela homenagem a Geraldo Flach, lembrando momentos em que se apresentaram juntos.

           Um desses momentos - uma apresentação em Bento Gonçalves-RS (por onde andei hoje à tarde, visitando algumas vinículas no Vale dos Vinhedos), em que Isabela Fogaça canta, acompanhada por Geraldo Flach ao piano - publico abaixo para dar um adeus (com muita saudade) ao Geraldo que, não duvido, já deve estar preparando novos arranjos para os Anjos tocarem suas harpas com novas e sensacionais harmonias.


           E por aqui, deixo a Porteira aberta para 2011. Um grande abraço e até a próxima.

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário