sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

GALERIA SERTANEJA - AMAR COMO JESUS AMOU



A ganância do ter não só engoliu o ser e a convivência pacífica,
mas até privou a maior parte dos homens do ter indispensável,
para acumular nas mãos de uns poucos o que a todos pertence.
(Cardeal Paulo Evaristo Arns)


Amigas e Amigos,

          Está prestes a nascer, mais uma vez, o salvador menino em nosso conturbado mundo. A Boa Nova que chega não será diminuída pelos que – sorrateiramente – se esforçam para anulá-la. Pois parece que nessa linha de conflito podemos enquadrar algumas medidas ao “apagar das luzes” de 2011.

          Segundo o portal da Empresa Brasil de Comunicação (http://agenciabrasil.ebc.com.br), o salário mínimo passa para R$622 em janeiro e novas tarifas de pedágios começam a valer nos próximos dias. Se a greve nos aeroportos dificulta a viagem de boa parte da população, uma outra parte  (bem maior) terá dificuldades para “absorver” os pedágios em minguados salários.

          Sobre o salário mínimo, o referido portal diz, em matéria de hoje, que:
A presidente Dilma Rousseff assinou hoje (23) o decreto que determina o valor de R$ 622,00 para o salário mínimo a partir de janeiro de 2012. O reajuste representa aumento de 14,13% em relação ao valor atual, de R$ 545,00. O decreto será publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 26. O método de reajuste do salário mínimo foi definido no início de 2010 por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso. O valor é calculado com base na inflação dos dois anos anteriores, acrescido do percentual de crescimento da economia do ano anterior de sua validade.
          A matéria sobre as novas tarifas de pedágios, também hoje, é apresentada no portal da EBC com o texto abaixo (excerto):
A partir do dia 29 de dezembro, quem passar pela BR-116, que liga São Paulo a Curitiba (Rodovia Régis Bittencourt), vai pagar R$ 1,80 pelo pedágio, que atualmente custa R$ 1,70. [...] A ANTT também autorizou o reajuste das tarifas de pedágio das rodovias que integram o Pólo Rodoviário de Pelotas (BR-116, 392 e 293/RS). A partir do dia 1º de janeiro de 2012, a tarifa passará dos atuais R$ 7,80 para R$ 8,40 nas cinco praças de pedágio: Retiro, Capão Seco, Glória, Pavão e Cristal. Recentemente, a agência também autorizou reajustes para os pedágios de outras rodovias do país. Desde o dia 19 de dezembro, os motoristas que passam pela BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo, pagam R$ 1,40 em oito praças de pedágio. [...] Quem passar pela BR-116, no trecho entre Curitiba e a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, vai pagar R$ 3,30 pelo pedágio. Na BR 153/SP, trecho entre a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo e a divisa de São Paulo e Paraná, a tarifa aumentou no dia 18 de dezembro. A tarifa para automóveis é de R$ 3,20 nas praças de pedágio de Onda Verde, José Bonifácio, Lins, e Marília, todas no estado de São Paulo. Desde o dia 14 de dezembro estão valendo as novas tarifas para o sistema rodoviário composto pelas rodovias BR-116 e BR-324, na Bahia e as rodovias BA-526 e BA-528, no trecho da divisa entre Bahia e Minas Gerais e o acesso à Base Naval de Aratu. Para as praças da BR 116, o valor do pedágio é de R$ 3 e a tarifa na BR-324 é de R$ 1,70.
          Nesta última notícia, o que mais me chamou a atenção foram os exorbitantes valores cobrados no Pólo Rodoviário de Pelotas. Na BR-116, que liga Pelotas a Porto Alegre, têm-se duas das citadas praças (Retiro e Cristal), a R 8,40 cada uma, e neste trecho, além desses dois, existem mais três pedágios. O absurdo fica maior se considerarmos os 250 km que separam as duas cidades. Mas, além disso, essas 5 praças de pedágios “enchem as burras” de governo e concessionárias para que os motoristas circulem em cerca de 230 km de estradas não duplicadas, cheia de curvas e, em alguns trechos, com grandes desníveis para os acostamentos. E, talvez, as “ameaças” de duplicação dessa estrada já tenham enriquecido alguns “sortudos” escolhidos.

          Mas o salário mínimo será de R$ 622... Dá para pagar os pedágios durante uma semana entre Pelotas e Porto Alegre, mas só os pedágios (combustível e óleo ficam por conta de outros salários mínimos).



          Para esta Galeria, antes do Natal, a música escolhida é “Amar com Jesus Amou”, de autoria do Padre Zezinho (José Fernandes de Oliveira) que, há mais de 45 anos é um dos autores católicos mais lido e cantado, com mais de 1.500 canções.

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AMAR COMO JESUS AMOU
                                                  Pe. Zezinho

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso:
O que é preciso para ser feliz?

// Amar como Jesus amou
   Sonhar como Jesus sonhou
   Pensar como Jesus pensou
   Viver como Jesus viveu
   Sentir o que Jesus sentia
   Sorrir como Jesus sorria
   E ao chegar ao fim do dia
   Eu sei que dormiria muito mais feliz //

Ouvindo atentamente, ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei.
Pediu que eu repetisse, por favor,
Mas não dissesse tudo de uma vez.
E perguntou no meio de um sorriso:
O que é preciso para ser feliz?

// Amar como Jesus amou
   Sonhar como Jesus sonhou
   Pensar como Jesus pensou
   Viver como Jesus viveu
   Sentir o que Jesus sentia
   Sorrir como Jesus sorria
   E ao chegar ao fim do dia
   Eu sei que dormiria muito mais feliz //

Depois que eu acabei de repetir
Seus olhos não saíam do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim:

// Amar como Jesus amou
   Sonhar como Jesus sonhou
   Pensar como Jesus pensou
   Viver como Jesus viveu
   Sentir o que Jesus sentia
   Sorrir como Jesus sorria
   E ao chegar ao fim do dia
   Eu sei que dormiria muito mais feliz //
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          A interpretação de hoje é com a dupla de amigos Beto (Sebastião José de Oliveira) & Betinho (Hermelino José de Oliveira), irmãos nascidos em Botuporã (BA), que começaram a cantar juntos em 1972, na capital de São Paulo. Essa dupla já fez muita bagunça no programa Canto da Terra em passagens aqui por Brasília.


          Um grande abraço e até a próxima!


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

GALERIA SERTANEJA - NA PAZ DO GALPÃO



Nenhum animal entende tão pouco a natureza humana como o cão.
(Emanuel Wertheimer)



Amigas e Amigos,

          Hoje, lendo o portal G1 (http://g1.globo.com) pensei no quanto “perde” nosso meio jornalístico com o recesso dos três poderes (isso sem pensar na falta de assunto para os responsáveis pelo humor nosso de cada dia, tão beneficiados por “piadas prontas” dessas comunidades).

          Mereceu destaque no referido portal que uma cachorrinha, Maila, da raça pinscher em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR), foi sorteado com um “kit churrasco”, mas a dona do animal não conseguiu receber o prêmio porque o gerente achou que não seria bem visto pelos demais clientes. Disse o portal que:
A dona de casa Maria Joana Lamberti disse ao G1 que participa com frequência da promoção de um kit churrasco e sempre coloca o nome de familiares. Como nunca ninguém havia sido sorteado, decidiu colocar o cupom no nome da cachorrinha, que vai fazer um ano em janeiro. [...] A dona de casa disse que foi comprar pão e decidiu conferir o resultado do sorteio. Na hora ela ligou para o marido para contar a novidade. Assim que tentou receber o prêmio, surgiram os empecilhos. A gerência do supermercado informou que ela não poderia retirar o kit, porque conforme o regulamento da promoção, o prêmio é direcionado para cliente. “É norma do mercado, fazer o quê?”, lamentou. De acordo com o gerente da unidade do supermercado, José Joel de Lima, a dona de casa desprezou o concurso e não preencheu corretamente o cupom. “O que você sentiria se um cachorro fosse sorteado? Perante os outros clientes, não ficaria legal”, disse. Além disso, acrescentou José de Lima, ela colocou no cupom apenas o nome da cadela e o telefone. Não havia o número de RG, que é necessário para a entrega do prêmio. [...] Maila deixou de ganhar três quilos de filé mignon, um quilo de linguiça, um pacote de carvão, uma caixa de cerveja em lata, dois refrigerantes dois litros, um quilo de batata, um quilo de cebola, um quilo de tomate, um pacote de sal grosso, um tempero completo 300 gramas, um pacote de farofa pronta e um pote de sorvete de um quilo.
          Não consigo pensar em qualquer tipo de revolta contra a não entrega do prêmio porque, aparentemente, a vencedora pouco usufruiria do mesmo. Mas a senhora Maria Joana deve estar pensando que essa brincadeira teve um final pouco feliz. Como canta Zeca Pagodinho, “brincadeira tem hora”, Dª Maria!





          Para esta Galeria, a música escolhida foi “Na Paz do Galpão”, de Gujo Teixeira (Paulo Henrique Teixeira de Sousa, de Porto Alegre-RS) e Marcello Caminha (Marcello de Macedo Caminha, de Bagé-RS). Abaixo, está publicada a letra e, em seguida, a interpretação da música.

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NA PAZ DO GALPÃO
                                Gujo Teixeira e Marcello Caminha

A tarde cai, eu camboneio um mate
Junto ao braseiro do fogo de chão
O pai-de-fogo, puro cerne de branquilho
Queimando aos poucos na paz de um galpão

O mesmo inverno coloreando o poente
Final de lida, refazendo o dia
Lá no potreiro meu baio pastando
No cinamomo um barreiro em cantoria

Por certo a tarde em outros ranchos da campanha
Por serem humildes tenham a paz que tenho aqui
Pois só quem traz sua querência dentro d'alma
Sabe guardar toda esta paz dentro de si

Encosto a cuia junto ao pé do pai-de-fogo
Chia a cambona repontando o coração
Nas horas mansas que a guitarra faz ponteio
Numa milonga pra espantar a solidão

É lento o tempo na paz de um galpão
Ainda mais quando a saudade bate
A soledade vou matando aos poucos
Na parceria da guitarra e do mate

Então a noite se acomoda nos pelegos
Povoando os sonhos de ilusão e calma
Toda essa paz é um bichará pro inverno
Faz bem pro corpo e acalenta a alma

Por certo a tarde em outros ranchos da campanha
Por serem humildes tenham a paz que tenho aqui
Pois só quem traz sua querência dentro d'alma
Sabe guardar toda esta paz dentro de si

Encosto a cuia junto ao pé do pai-de-fogo
Chia a cambona repontando o coração
Nas horas mansas que a guitarra faz ponteio
Numa milonga pra espantar a solidão.

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          A interpretação de hoje é do saudoso “cantor símbolo da Califórnia”, César (Osmar Rodrigues Escoto) Passarinho, de Uruguaina (RS).



          Um grande abraço e até a próxima!


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TERTÚLIA NATIVA - PAPAI NOEL SEM PREVISÃO DE CHEGADA




Ao tratar com pessoas astuciosas, devemos considerar sempre os seus fins
para por eles interpretar os seus ditos, e é bom dizer-lhe poucas coisas,
e destas as que eles menos esperam. 
(Francis Bacon)



Amigas e Amigos,

           O fim de 2011 está próximo e, como sempre, as pessoas começam a se deslocar para passar o período de festas com seus parentes ou com seus amigos (melhor ainda quando se concilia os dois). Em alguns casos, a idéia é aproveitar o período para descansar em algum lugar tranqüilo ou buscar a agitação de localidades conhecidas por festas marcantes. Tudo isso significa que chegou o tempo de viajar. Tempo muito propício para... O quê? Para greve de aeroviários e de aeronautas.

           Pois é uma greve destas categorias que está sendo anunciada para iniciar às 11 horas da noite de amanhã, sem previsão de término. Notícia sobre a paralisação é o destaque da Folha de São Paulo (http://www.folha.uol.com.br):
Os trabalhadores reivindicam aumento de 8% nos salários, correspondente à reposição de inflação e ganhos de produtividade. As empresas concordaram em conceder 6%. Na tarde de quinta-feira (22), haverá uma assembleia entre os funcionários para que se estabeleçam os termos da greve. Segundo um representante do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), não se descarta a possibilidade de haver um acordo ainda na quinta. O Sna (Sindicato Nacional dos Aeronautas) informou que 20% dos funcionários estarão trabalhando, conforme estabelece a legislação. No total, serão 12 mil funcionários, se revezando em escalas. As empresas aéreas deverão escolher em quais voos e trajetos os funcionários disponíveis deverão trabalhar. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou estar acompanhando a negociação entre os trabalhadores e as companhias e acreditar "no bom senso entre as partes para que os passageiros não sejam prejudicados". Segundo a agência, será cobrada das empresas aéreas a execução dos planos de contingência elaborados para períodos de maior fluxo de passageiros, como neste final de ano. Também será intensificada a fiscalização das operações para que sejam mantidos os direitos dos passageiros e a segurança dos voos, disse a Anac. Em Brasília, a Infraero (empresa que administra os aeroportos) informou que os voos pousam e decolam normalmente nesta quarta-feira.

           Considerando que se tudo permanecesse normal, poderíamos esperar os tradicionais tumultos desta época, com a possibilidade de greve, o tumulto pode ir bem além do esperado. O difícil para quem for viajar é entender o quanto impacta nos salários um aumento de 6% (proposta das empresas) ou de 8% (reivindicação dos trabalhadores) e qual a dificuldade para encontrar um número mágico entre 6 e 8 que satisfaça as duas partes. Ou seria essa mais uma das tantas greves com motivação somente “politiqueira” como as que vêm acontecendo nos últimos tempos, onde os trabalhadores são usados por grupos que não se sentem “prestigiados” por seus “companheiros”?





           Na Tertúlia, às portas do Natal, temos hoje uma história de João Simões Lopes Neto, do seu livro "Contos Gauchescos".


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O “MENININHO” DO PRESÉPIO

                                      João Simões Lopes Neto


          — Olhe! Aí está um peão do major Vieira; jogo o pescoço se ele não traz invite pra ir lá, hoje, festejar o Natal, na estância!...
          Eu sei!... Aquele é gauchão buenaço!
          Eu, se fosse o patrãozinho, ia Iá, só pra ver o que é uma gente de devoção.
          E é que o seu major Vieira não era assim, não; pro caso que ele, em moço, até que era um virado, da gente se benzer três vezes!
          O major Vieira quando era cadete haraganeava muito pela rancheria dos postos.
          A estância era grande, e entre agregados e posteiros havia um povaréu; o patrão velho, pai dele, era mui esmoleiro e não gostava de, perto dele, ver ninguém com cara de fome.
          Mas o diacho era que o que o velho fazia com as mãos o cadete desmanchava co'os pés...
          O mocito era abusador, e mais duma feita saiu ventando de certos ranchos daqueles pagos... Sim, que um pai cria uma filha não é pra carniça de gaudério!.. Por isso é que já os antigos inventaram o casamento.
          A divisa da estância, no fundo, faz uma quebrada forte, assim como o cotovelo do meu braço; nesta ponta aqui, onde está a minha mão, fica o Lagoão das Lontras, e mais pra cá passa a estrada real.
          Em certos tempos a gadaria pegava a costear o lagoão e andando, andando, entrava na estrada e… adeus!
          Assim perdeu-se numa primavera uma ponta de novilhos que se evaporaram como sereno.
          Foi um estafaréu, na estância, por causa disto; o patrão velho ficou buzina com o capataz, que relaxou os repontes, e quase mandou lonquear um certo Miguelão, que passava todo o santo dia lagarteando na reserva do rancho, e de noite nunca parava em casa...
          Parece que eu estou lhe enredando o rastro, mas não ‘stou, não; vancê escuite.
          É que este Miguelão não era trigo limpo; e tinha uma filha que era uma criatura boa como uma santa, morocha linda como uma princesa. E vai, o desgraçado obrigou a menina a casar-se com um sujeito sem eira nem beira, e que diziam à boca pequena que era parceiro nas velhacadas do Miguelão.
          Era um mais que mouro, e meio corcunda, e tinha um lanho grande entre a orelha e a nuca; e mal encarado, era.
          Amigo! A quincha dos ranchos esconde tanta cousa como os telhados dos ricos!...
          Marido e mulher davam assim uma idéia esquisita: vancê já reparou quando abre um cacho de flor num jerivá velho, de casca esbranquiçada, cheio de talos secos pendurados e um que outro pendão esfiapado, que já deu coquinhos?...
          O jerivá é uma árv’e tristonha, mas quando bota um cacho de flor fica alegre, de enfeitada, Aquele pendão amarelo, lá em cima, chama os olhos da gente, parece um favo de cera, de tão limpo e dourado; chama as mandaçaias, os passarinhos, os mangangás, as joaninhas; dá cheiro que é doce; é uma boniteza pra todos os viventes.
          Assim era aquele casal: ele como o jerivá velho, ela como um cacho de flor. Ela chamava-se nhã Velinda: e chorava muito, às vezes.
          Por quê? Quem sabe lá…
          Depois daquele sumiço dos novilhos, o cadete Vieira passou a recorrer o campo por aquelas bandas; a bolear avestruzes por aquelas várzeas; a correr veados por aqueles meios; a caçar mulitas naquela costa; e até numa noite de breu arranjou uma perdida —. ‘magine! mais vaqueano que sono! — mas perdida foi que soube rumbear sobre o rancho do Miguelão...
          Cousas de rapaz; que a nhã Velinda, essa, era de confiança.
          Lá porque era moça, quase uma criança perto do marido, lá por isso não era motivo pra qualquer um chegarse de buçalete em mão, como se faz pra uma redomona, pra amanusear-lhe desde a tábua do pescoço até as ancas...
          Mas o cadete gostava da moça numa paixão de verdade, diferente de quantas cavaleiradas estava avezado a fazer.
          Era uma adoração, quase um medo de ofender a querida do seu coração; perdia a voz pra falar com ela, enredava-se nas esporas, perdia o entono de todo o seu jeito, e todo ele vivia só nos olhos quando atentava na formosura do seu rosto.
          Entrementes foi acabando o ano e já era sobre o Natal.
          E vai a família do patrão velho armou um presépio na sala grande da estância; e ele mesmo mandou avisar o vizindário todo que a sia-dona convidava para se cantar um terço de festa, na noite santa.
          E veio tudo, velhada e crianças, moçada, namorados, e até alguns andantes, que estavam de pouso, ficaram, todos, pra louvar a Deus na noite mais pequena do ano.
          O cadete andava no meio do povo caçoísta, dançarino e pisa-flores, mas no que chegou a gente do Miguelão, já se foi pondo como um céu amontoado, emburrado, de dar nas vistas.
          Houve jantarola e doçaria, na sombra das figueiras.
          Escureceu; a sala grande estava fechada, e as moças da estância lá dentro, preparando as luminárias; enquanto o velho e a sia-dona pauteavam com a gente sisuda, embaixo da ramada grande, em frente da casa, a gurizada corria na pega dos vaga-lumes, rodando por cima dos cachorros ou fazendo provas de burlantins, nos cabeçalhos das canetas; do galpão vinha o zunzum da peonada; na sombra do campo não se via nada, mas de lá vinham relinchos e mugidos, cracrás das corujas e uais!.. dos graxains.
          E no ar, como uma cerração que não se via, andava o fartum dos churrascos.
          Por um segredo do destino a sia-dona mandou o cadete ver se as luminárias estavam ou não prendidas; e vai, o moço, no entrar a porta, topou de cara a cara com a nhã Velinda que saia, justamente para vir chamar os donos da casa; toparam-se as criaturas e miraram-se, num clarão que só elas viram...
          As mãos se encontraram. .. e num de-repente, num silêncio, num tirão das suas almas, na pressa e no luscofusco, perto da gentama, numa relancina de corisco, as duas bocas famintas se encontraram…e um beijo, um beijo que jurou pelos dois, para toda a vida, um beijo só derrubou todas as negaças, como uma represa de açude aluída é derrubada por uma muita descida de águas...
          Vê vancê, a gente sabe falar, dizer muitas enredices adocicadas, mas às vezes a palavra nem dá pra partir… e caladito no mais, um simples beijo, largado de tronco, chega ao laço, folheirito, de rebenque alçado!
          Pobres! Nesse passo cruzou na mesma porta o Miguelão e bispou o caso, e decerto já lo foi xeretear ao genro, e atossicá-lo, suscitando-lhe maldades...
          Mas logo escancararam as janelas e a claridade da sala alumiou o terreiro; foi um alarido de contentamento, todos se ajuntaram e a sia-dona, puxando a ponta, entrou, para principiar o rosário. E aquele bandão de gente entrou e foi-se acomodando, olhando com ar de riso pasmado, toda só dizendo: o presépio! o presépio! o presépio!
          Fazia a modo uma ramada no alto de uns cerritos, e fingindo grotas e sangões e umas reboleiras; havia esparramados uns “alimais” entre boizinhos e ovelhas de brinquedo e outros enfeites; e mais uns figurões mui calamistrados, de coroa, que pareciam reis, e, pro caso, um, que era negro retinto, era o mais empacholado. E perto destes, sobre a ponta do presépio, estava então a Senhora Virgem e o Senhor São José, e entre eles, acamado numas palhinhas de milhã e uns musgos e umas penugens, estava o Menininho Jesus, ruivito e rosado, nuzinho em pêlo, pro caso como uma criancinha que não tem pecado por mostrar as vergonhinhas do seu corpinho de inocente.
          Todos se ajoelharam de roda, mas foi nessa ponta do presépio que a nhã Velinda ajoelhou-se; e no costado dela, como um precipício ou um encorrentado, aí amoitou-se o cadete Vieira, talvez até para dar o seu peito em resguardo dalgum perigo...
          Não lhe conto nada!... Quando pegou a cantoria do rosário e no cantante da reza a gente se foi enquartelando e emparelhando as vozes, que era uma boniteza de ouvir, por aí os olhos dela estavam como amarrotados no presépio, mas os olhos dele estavam no rosto dela, como se ai estivesse o próprio presépio, com as suas velinhas e prateados e bichinhos mimosos...; era até um pecado do inferno, aquela maneira de adorar gente, ali assim, nas barbas dos santos e da Senhora Virgem e do seu Menino!...
          Mas porém, lá da porta, outro olhar, raiado de sangue, estava vendo tudo; por certo que alguma loucura de cabeça atacou aquele cristão velho, porque, num soflagrante, sem um deus-te-salve! — o aflito aquele meneou os passos, derrubando gente, e logo o facão relampeou na direitura do coração de nhã Velinda!...
          Houve um grito d’espanto pro mode o desaforo do desatinado.
          — Jesus!... foi o grito de todas as bocas.
          Ah! patrãozinho!... Olhe que às vezes, na luz das velas bentas, se passam cousas de deixar um golpeado qualquer mais, mais aplastado que mancarão reiúno em mão de recruta...
          Quando a ponta do ferro matador estava a uma mão atravessada… a quatro dedos só da carne macia, aí — credo! louvado seja Deus! — aí rolou da sua caminha de milhã... rolou e caiu no boleado do seio da moça, na canhadita dos dois, caiu no regaço de nhã Velinda o Menininho Jesus, como uma defesa… e aí no regaço delicado ficou, como um dono na sua casa...
          E o facão matador sentou, tironeado... depois recuando, “minuindo”, caiu mermado, mal seguro na mão sem força, do braço sem vontade, e o cuerudo aquele deu costas e se botou porta fora e o Miguelão com ele, boquejando.
          Tempos depois se soube que lo mataram, num entrevero, numa bochinchada de carreiras.
          Jerivá torto não dá ripa!...
          Os velhos lá ouviram do cadete e de nhã Velinda o que havia, e lá arrumaram as cousas.
          O que le conto é que o seu major Vieira, ainda em cadete, se casou com a nhã Velinda, e que aquele tal Menininho Jesus ainda hoje é o figurão do oratório e é o mesmíssimo do presépio que, há mais de cinqüenta anos, se arma sempre na estância, na festa do Natal.
          — Não lhe parece que houve um milagre? Claro! Foi por causa do Menininho que... Se o diabinho é tão milagroso!...

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           Para acompanhar o conto de hoje, a música escolhida é "Bate o Sino" ("Jingle Bells"), na interpretação de Osvaldir & Carlos Magrão (do CD "Natal no Sul").


           Renovo meus votos de Feliz Natal com um grande abraço para todos.




           




terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO – É TEMPO DE ADVENTO



Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um.
Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz:
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
(Evangelho de São Lucas 8,8)




Amigas e Amigos,

          Nesta última semana do Advento, o espírito do Natal começa a iluminar os corações, fazendo emoções aflorarem em forma de solidariedade que, não raras vezes, temos dificuldade de perceber ao longo de outros tempos do ano.



          Um grande exemplo dessa mudança em nossos comportamentos pode ser percebido na notícia do Diário Gaúcho (http://www.diariogaucho.com.br) sobre os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação que ajudaram a realizar um parto na capital do Rio Grande do Sul. É mais uma criança nascendo e chamando nossa atenção para a importância de olhar o próximo, em seus momentos difíceis, sem fugir as possibilidades de ajuda que nos surgem. Diz o jornal que:
Dois fiscais de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ajudaram no parto de um bebê na tarde desta terça-feira, em Porto Alegre. Eles participavam de uma blitz na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Agronomia, quando o pai da criança parou o carro que dirigia e pediu ajuda. De moto, os agentes tentavam guiar o veículo até o Hospital São Lucas, na Avenida Ipiranga, mas a criança acabou nascendo ainda no pátio. — Chegamos na frente do hospital e quando eu desci da moto a criança já estava nascendo. Não dava tempo de entrar. Acabei tirando o bebê ali mesmo, dentro de um Fiesta — contou o agente Carlos Eduardo dos Santos. Com cursos de primeiro socorros, Santos ainda teve perícia para tirar o cordão umbilical que estava enrolado no pescoço do bebê. Sem ar, a criança teve de ser reanimada com uma massagem cardíaca. — Nunca tinha feito isso. Mas acho que é o extinto mesmo. Quando o bebê começou a chorar foi um grande alívio — lembrou ele. Meia hora depois do parto, às 16h, Santos e o colega que também socorreu a grávida, Guilherme Coutinho,  ainda estavam em frente ao São Lucas para tentar conversar com os pais da criança — que não tiveram os nomes divulgados. — Estamos curiosos. Queremos saber como a criança está — disse Santos. O hospital informou que o bebê está bem. Ele é do sexo masculino e nasceu pesando mais de três quilos.

          Sem recorrer a ficção ou a histórias emocionantes, tão comuns neste tempo, pode-se afirmar que a vida trouxe sua mensagem de Natal. E, como São Lucas, “quem tiver ouvidos para ouvir, ouça”.


          Nesta terça-feira, é celebrado o dia de São Domingos de Silos, abade espanhol que nasceu no ano 1000, considerado um dos maiores promotores da vida monástica na Espanha. São Domingos de Silos reavivou o mosteiro de São Sebastião de Silos, em Castela, onde foi abade por mais de 30 anos.  É chamado o "Apóstolo de Castela" e tem seu nome marcado na história da Espanha ao lado de El Cid, o libertador do povo espanhol.

          Como uma preparação para o Natal tão próximo, no Oratório de hoje, convido a rezarmos uma oração especial para este tempo do Advento.
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ORAÇÃO PARA O TEMPO DO ADVENTO


Permite Senhor,
que teu povo vigie constante e perseverante
pela chegada daquele que é
o Desejado das Colinas eternas
e o Príncipe da Paz.
Força nossas portas e entra,
para que juntos possamos
cear o banquete do amor.
É tempo de advento, Senhor!
Prepara os nossos corações
para a vinda de Teu Filho na terra dos homens,
que têm sede de justiça e de paz. 


Amém!

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          Para continuarmos a preparação para o Natal, vamos ouvir de Jaime Brum Carlos e Nelcy Vargas, com Wilson Paim, "Noite Feliz na Querência".



          Com votos de Feliz Natal, que a Paz de Cristo permaneça conosco!


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ABRINDO A PORTEIRA - BRITO, JOÃOSINHO E CESÁRIA, A ARTE É ETERNA!


O amor é estarmos sempre preocupados com o outro.
(Marcel Achard)

Amigas e Amigos,

          Ao abrir a porteira para mais uma semana, a última do tempo de Advento antes do Natal, presto uma homenagem, simples, a este que foi pleno na identificação entre o programa que apresentava pela TV Brasil, há mais de 10 anos, com sua própria vida. Falo de “Arte” e falo de Sérgio Brito, que morreu na manhã do último sábado (no Rio de Janeiro, onde desde novembro estava hospitalizado por problemas cardiorrespiratórios), aos 88 anos. Desses 88 anos, apenas os 20 e poucos primeiros não foram totalmente dedicados a Arte, que entrou definitivamente em sua vida após a conclusão do curso de Medicina.





          Por ter vivido completamente envolvido pelas mais diversas formas de manifestações artísticas e apaixonado pelo Teatro, penso que o melhor adjetivo para Sérgio Brito seja o de “monstro sagrado”. Ele, que nasceu em 29 de junho de 1923, começou sua carreira no ano de 1945. Mesmo tendo participado de uma histórica montagem de “Hamlet” (tragédia de Shakespeare), com a inovadora interpretação de Sérgio Cardoso, em 1948, ano do famoso filme baseado nesta peça e estrelado por Laurence Olivier (Oscar de melhor filme e de melhor ator), Sérgio Brito declarou a Folha (http://www.folha.uol.com.br) que “só começou a se considerar ator em 1953, com as estripulias de Uma Mulher e Três Palhaços”, peça de Marcel Achard, com as participações de Eva Wilma, José Renato e Vicente Silvestre.

          O “monstro sagrado” parece que não se contentava em ser mais um, como se pode conferir no arquivo de Memórias da TV Globo (http://memoriaglobo.globo.com), onde é destacado que a primeira novela desse canal – Ilusões Perdidas – foi dirigida por Sérgio Brito (que substituiu Líbero Miguel) e apresentada entre abril e julho de 1965.

          A melhor idéia da importância de Sérgio Brito para o Teatro brasileiro pode ser conferida através de alguns depoimentos, publicados por jornais no último fim-de-semana.

          Juca de Oliveira, ao lamentar a perda, emocionado afirmou que “Sérgio Brito foi a maior vocação do teatro brasileiro. Há pessoas que têm talento, mas não tem a paixão, o amor, a presença definitiva dele com relação ao teatro. Ele deixa uma obra impressionante. Um dos maiores atores dos últimos tempos.Nesta fase da vida do Sérgio, sua falta será exatamente na transmissão do ensinamento. Essa era uma função poderosíssima desse grande mestre. Ele remodelava o teatro a cada instante” (Globo News).

          Renata Sorrah, lembrando que estreou no Teatro dos Quatro com Sérgio Brito, disse que “Ele formou muitas pessoas. Foi meu mestre, meu colega em cena, meu amigo, vai fazer muita falta. Temos que seguir seu exemplo” (Agência Estado).

          As diretoras do documentário sobre a paixão de Sérgio Brito pelo teatro, Célia Freitas e Isabel Cavalcanti, falaram que ele nunca perdeu a esperança de voltar aos palcos. Célia disse que “Ele voltou da internação muito transformado, muito afetuoso. Ficou um vazio, a visão fora afetada, mas ele nunca desistiu” e Isabel acrescentou “Ele percebeu que teria que ter paciência para se recuperar e voltar ao trabalho. Mas desde antes, toda a sua postura foi muito positiva, transformando as impotências da idade em potência, com um despudor grande em relação ao corpo e à velhice” (Agência Estado).

          Walmor Chagas, ao comentar a paixão de Sérgio Brito pelo teatro, afirmou que “O Brasil perdeu um grande homem. Nunca conheci ninguém que se dedicasse e amasse tanto o teatro quanto Sérgio Britto” (Globo News).

          Fernanda Montenegro, que com Nathália Thimberg, Ítalo Rossi e Sérgio Brito formou um grupo de amigos inseparáveis, disse: “Eu não perdi um amigo, eu perdi o irmão. Estávamos há 65 anos trabalhando juntos. Ele é uma peça que não tem reposição. Era um homem que fomentava a cultura. [...] Sobramos somente eu e Natália. Enquanto vivermos somos sonhadoras. [...]Ele foi excepcional. Soube lidar com as desavenças e, nesse país com problemas caóticos no campo da ética, conseguiu ter uma grande vida”  (UOL).

          Nathália Thimberg, emocionada, declarou que "A minha relação com Britto tem mais de meio século. Perdemos o homem do teatro. Me sinto morrendo um pouco. Foi um amigo fiel e um crítico sério" (UOL).

          O jornal Estado de Minas (http://www.em.com.br) destacou, ontem, que Sérgio Brito foi um mestre para o grupo mineiro Ponto de Partida:
No fim dos anos 1980, o Ponto de Partida era apenas mais um grupo de teatro do interior. Decididos a ter como professor Sérgio Britto, seus integrantes suaram a camisa para conseguir que ele fosse a Barbacena. Ivanée Bertola, um dos fundadores, entrou em contato com o ator, na época em cartaz no Rio com uma peça ao lado de Nathália Timberg. Ia todo dia ao teatro, e Britto dava sempre uma negativa. Mas a insistência foi tanta que o ator concordou, desde que quando chegasse à cidade o grupo apresentasse, imediatamente, uma peça. Pois isso ocorreu às três da manhã de uma quarta-feira e quando Britto chegou, avistou todo o grupo a postos, de figurino, em frente ao único auditório da cidade. “A partir daí, a gente entrou na vida um do outro para sempre”, comentou Regina Bertola, diretora do Ponto de Partida. Bastante emocionada, ela afirmou ontem que o ator considerava o grupo como sua família. “Ele vinha passar todos os natais comigo. Só não veio no ano passado, desmarcou na última hora, porque sua família, no Rio, achou que ele estava muito velhinho para viajar.” São várias as histórias que ela guarda da vivência do ator junto ao grupo. Além de ser o responsável pela formação de vários dos integrantes, Britto dirigiu um de seus maiores sucessos, o espetáculo Nossa cidade (1992). “Essa montagem foi emblemática. Estivemos com ela no Festival Internacional de Pelotas (RS) e ganhamos oito dos oito prêmios”, disse o violonista Gilvan de Oliveira, autor da trilha sonora do espetáculo, ao lado de Fernando Brant. “Levo para a minha vida a generosidade, inteligência e irreverência do Sérgio”, acrescentou ele. Um dos exemplos disso vem de temporada que o grupo fez durante um mês em Montevidéu, no Uruguai. “Ele resolveu ir com a gente para preparar Nossa cidade. Reservamos para ele um hotel muito confortável, mas ele preferiu ficar na casa que alugamos para o grupo. Saía com a gente, ‘filipetava’ na rua, conversava com os outros sobre teatro”, contou Bertola. O diretor Pedro Paulo Cava, que trouxe Britto a Belo Horizonte para falar sobre teatro, lembrou-se bem da sensação que tinha sempre que o via nos palcos. “Era uma figura inesquecível, o que chamo de animal teatro, coisa rara de acontecer.” Em duas décadas ao lado do Ponto de Partida, não passou um ano sem que Britto se encontrasse com o grupo. Foi a Barbacena unicamente para dirigir Regina Bertola no espetáculo O tear - Histórias de amor (2000), quando a diretora teve que subir ao palco para substituir uma atriz.  Ele foi meu mentor, diretor, amigo, companheiro, pai. Quem conheceu o Sérgio pessoalmente sabe que ele foi um homem muito coerente. Sempre montou os textos que acreditava, não tinha medo de experimentar. E, depois de mais velho, dizia que não tinha que fazer concessão nenhuma”, concluiu ela.
          O sentimento colocado nas declarações dos integrantes do Ponto de Partida mostra um pouco do porque de tanta emoção de todos os que comentam a vida e a obra deste homem do Teatro.


          Dia 17, sexta-feira, nos deixaram também Joãosinho Trinta (João Clemente Jorge Trinta, nascido em São Luís, no dia 23 de novembro de 1933), o artista plástico que mudou o Carnaval no Brasil, e Cesária Évora (que nasceu em Mindelo, no dia 27 de agosto de 1941), "a diva dos pés descalços", a cantora cabo-verdiana que recebeu o maior reconhecimento internacional. 

          Para concluir esta postagem, a interpretação de hoje é de Cesária Évora em um dueto emocionante com Marisa Monte para a composição dos saudosos Dorival Caymmi e Jorge Amado (do início dos anos 40), "É Doce Morrer no Mar". Essa música fecha o CD "Café Atlântico", de Cesária Évora, indicado para o Grammy de 2000, na categoria World Music.
  
 



          Um grande abraço e até a próxima!