Amigas e Amigos!
Hoje, pela manhã, estava ouvindo a BandNews FM, em Brasília, quando o Ricardo Boechat, com grande surpresa, comentava a destruição da única pista do Aeroclube de João Pessoa-PB. O fato não chamaria a atenção se os hangares estivessem vazios, mas não estavam.
Em busca de mais detalhes sobre o assunto, encontrei na Folha de São Paulo (http://www.folha.uol.com) um texto sobre o assunto que transcrevo, parcialmente, abaixo:
A Prefeitura de João Pessoa destruiu na noite de terça-feira (22) a pista do Aeroclube da Paraíba. A área, localizada num bairro nobre da capital paraibana e cercada por prédios, é disputada pela administração do aeroclube e pela prefeitura, que pretende construir um parque no local. A demolição aconteceu horas depois de a prefeitura conseguir na Justiça uma liminar que garantia a posse do imóvel. A decisão acabou sendo derrubada poucas horas depois, e a posse do aeroclube voltou para os administradores, mas as máquinas levadas até o local já haviam arrancado grandes trechos do asfalto, impedido o uso da pista. Segundo o aeroclube, que funciona no local desde 1964, os proprietários dos aviões e dos ultraleves estacionados nos hangares não foram notificados e agora cerca de 40 aeronaves estão paradas no local sem poder decolar, inclusive um avião que faz transporte de medicamentos. Sem pista, as aeronaves terão que ser desmontadas ou rebocadas para outro local.
No portal Paraíba Verdade (http://www.paraibaverdadehoje.com.br), encontrei mais detalhes sobre a confusão criada, provavelmente, por falta de diálogo ou excesso de truculência. Diz o portal que:
A juíza da 3ª Vara da Justiça Federal, Cristina Garcez, decretou na tarde desta quarta-feira (23) a anulação da desapropriação do Aeroclube da Paraíba pela Prefeitura de João Pessoa. Em sua decisão a juíza decretou uma liminar antecipando a tutela de que a competência para a desapropriação é apenas da União. Essa decisão impede que “qualquer ato administrativo e/ou judicial que dê concretude e sequência ao Decreto Municipal Expropriatório ora questionado”.
Ainda segundo o portal Paraíba Verdade, após um encontro com políticos e autoridades da Paraíba, nesta quinta-feira, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, teria considerado:
o ato da Prefeitura arbitrário e criticou, inclusive, a decisão judicial que culminou com a destruição da pista. Segundo Jobim, a competência para decidir sobre o Aeroclube de João Pessoa é federal. “Só a União pode interferir sobre o Aeroclube. Nem o Governo do Estado nem governos municipais têm esta competência”, disse o Ministro.
O Aeroclube da Paraíba, em Nota na sua página na Internet, esclarece que:
... no último dia 13/01, a Diretoria do Aeroclube esteve reunida com representantes da Prefeitura de João Pessoa para tomar conhecimento da proposta e dos planos da edilidade diante da inesperada declaração de utilidade pública do terreno onde hoje funciona o único aeródromo de João Pessoa; [...]no decorrer da reunião, recebemos uma proposta muito aquém do que esperávamos.
Conforme a Folha de São Paulo, o entendimento da prefeitura é outro, pois:
Em nota, a Prefeitura de João Pessoa afirmou que nenhuma atitude foi tomada de "forma ilegal" e que o governo municipal "não pode ser acusado de truculento ou de intransigente pela direção do aeroclube", já que um decreto com a desapropriação foi publicado e R$ 5 milhões foram pagos pela área, mas a oferta não foi aceita pelo Aeroclube da Paraíba.
Deixar um aero - clube, porto ou seja lá o que for - cheio de aviões no solo e sem pista de decolagem poderia ser associado, talvez, com excesso de vaidade ou com burrice. Pior que qualquer uma dessas opções pode ser o acúmulo das duas. Essa certeza de todos os envolvidos de estarem absolutamente coerentes em suas posições, lembrou-me o Dr. Clemente, da música escolhida hoje para nossa Galeria Sertaneja. A música tem por título “Legítimo Doutor”, de Geraldinho e Zeca, da qual, abaixo, transcrevo a letra.
==================================================
LEGÍTIMO DOUTOR
Agora, vamos ouvir os irmãos Liu (Linconl Paulino da Costa) & Léu (Walter Paulino da Costa) - dupla de Itajobi-SP -, cantando "Legítimo Doutor", gravação de 1977.
Foi nascido entre a medicina
O nome famoso de doutor Clemente
Operando já tinha salvado
Uma infinidade de paciente
Chegou a ficar convencido
Ter ultrapassado Deus onipotente
Recebia bastantes elogios
Que eram prestados pelos seus clientes
Apertava o diploma no peito
E dizia desse jeito
Eu garanto vida com esta patente
A sua maior fortuna que tinha
Considerado em mãos
Era uma filha somente
Ela era as cordas de seu coração
Mas por ele sendo examinada
Foi quando encontrou uma estranha lesão
Apesar da moléstia incurável
Podia tentar por uma operação
Prevenindo a sua família
Dizia que a filha
Marcava a derrota em sua profissão
Certa noite seu lar se alarmou
Pela forte crise que ela sofreu
Carregando a menina nos braços
Lá pro hospital quase louco correu
Me preparem a sala depressa
Disse pra enfermeira e na hora tremeu
Muito embora eu não tenha esperança
Mas devo cumprir com o dever meu
Vou usar a ciência em defesa
Da maior riqueza
Que aqui nessa terra a vida me deu
Uma imagem de Jesus na sala
Quando o grande clinico a ela destina
O sucesso da minha carreira
Chegou o momento que agora termina
Nada espero da ciência da terra
Por isso eu entrego à ciência divina
As pessoas que eu tenho salvado
Não é importante quanto esta menina
Essa hora é a mais traiçoeira
Da minha carreira
Que desconhecia em toda medicina
Depois disso sentiu-se capaz
A grande coragem pra ele surgiu
Como fosse uma pessoa estranha
Foi logo operando e a criança reagiu
E provando a presença divina
Nem a cirurgia tampouco sentiu
Recebendo os cuidados do pai
Aquele rostinho logo sorriu
Vendo ela fora do perigo
Louvava consigo
O grande milagre que ele conseguiu
Sua esposa lhe abraçou dizendo
Na realidade és um salvador
Vai agora abraçar seu diploma
E ele depressa num gesto de amor
Apanhou a imagem da parede
Apertou em seu peito e com ar inferior
Eu dispenso o seu elogio
Pra não me tornar maior pecador
Minha ciência já está superada
Você está enganada
Estou abraçando o legitimo Doutor.
==================================================
Agora, vamos ouvir os irmãos Liu (Linconl Paulino da Costa) & Léu (Walter Paulino da Costa) - dupla de Itajobi-SP -, cantando "Legítimo Doutor", gravação de 1977.
Ao final da Galeria Sertaneja de hoje, deixo um grande abraço para todos!
Wilmar Machado