Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe.
A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.
(Hipócrates)
Amigas e Amigos,
Hoje, terça-feira, é dia de Oratório Campeiro aqui no Blog e é dia de Santo Antônio Maria Zaccaria, sacerdote e médico. Esse santo faz lembrar que os servidores de saúde no Distrito Federal estão em greve, considerada ilegal pela justiça, conforme o portal do jornal Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br), hoje, que diz:
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde (Sindsaúde) foi notificado na tarde dessa segunda-feira (4/7) quanto à multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento da decisão judicial que obriga os servidores a voltarem ao trabalho. [...] Com a paralisação, que já dura uma semana, consultas e procedimentos cirúrgicos acabaram desmarcados ou cancelados. A partir de quinta-feira (7/7), o sindicato promete radicalizar. [...] A Divisão de Documentação de Informática (DDI) também será afetada com a determinação sindical. Assim, nenhuma consulta médica poderá ser marcada. O GDF se recusa a negociar com o sindicato e recorreu ao TJDFT, sustentando a ilegalidade da paralisação. A Secretaria de Saúde declarou que a pasta se posiciona a favor da decisão do tribunal e espera que os 10 mil técnicos, auxiliares e funcionários públicos do ensino superior que estão com os serviços parados voltem ao serviço. Enquanto isso, terão o ponto cortado.
Para melhor esclarecer o escopo abrangido pela greve, o portal do Jornal de Brasília (http://www.clicabrasilia.com.br), enfatiza sobre servidores da saúde que “a classe, que não inclui médicos e enfermeiros”. Neste portal, pode-se encontrar também que:
Gestores da Secretaria de Saúde empossam 43 novos médicos que passam a integrar o quadro de pessoal da SES/DF. [...] Os profissionais empossados participarão do Curso de Acolhimento de Novos Servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF, com objetivo de integrar o novo servidor ao contexto da SES-DF, favorecendo uma atuação mais efetiva no processo de trabalho pela explicitação dos conhecimentos institucionais essenciais ao desempenho das atividades inerentes ao cargo.
Médicos e enfermeiros não são filiados ao Sindsaúde-DF e, conforme publicado, não estão paralisados. Não?! Como os médicos têm seu sindicato (SindMédico-DF) e os enfermeiros também têm o deles (SEDF), essas duas classes continuam comparecendo aos postos de trabalho. Mas, conforme é perceptível nas matérias, suas atividades dependem do pessoal de apoio que estão paralisados. Logo, com a greve – declarada ilegal – do Sindsaúde, não são realizadas consultas, cirurgias, avaliações...
A existência dos três sindicatos permite, ainda, uma outra preocupação: a data base da categoria de enfermeiros e a data base da categoria de médicos são diferentes e podem levar a três greves na área da saúde, por ano. Como todas elas paralisam atendimentos, a população, que é oprimida pelos espetaculares impostos imputados pelo governo, não percebe a reciprocidade desse governo – que lhe cobra os impostos sem permitir qualquer atraso, sob pena de multas capazes de enrubescer o mais avarento agiota – quando tem necessidade de atendimento médico. E essa necessidade passa a não ser atendida em três períodos distintos durante o ano. Haja saúde para suportar tudo isso!
Antes de apresentar a oração de hoje, proponho o entendimento de um pouco da vida desse santo – Antônio Maria Zaccaria – que, mesmo tendo uma vida breve (morreu aos 37 anos), marcou sua vida por realizações.
Antônio Maria nasceu em uma tradicional família rica e nobre da Itália, em 1502. Ao completar dezoito anos, foi estudar Filosofia e Medicina, em Pádua. Exerceu a medicina junto ao povo, cuidando dos que não tinham recursos. Em 1528, ordenou-se sacerdote e exerceu seu apostolado em Milão, onde fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP), em 1530, cujos membros são conhecidos como “barnabitas” – a primeira casa da Ordem era ao lado da Igreja de São Barnabé (colega de apostolado de São Paulo). Posteriormente, fundou, para mulheres, a Congregação das Angélicas de São Paulo e, para os leigos, o Grupo de Casais, conhecidos com Leigos de São Paulo. Morreu (vítima de uma epidemia quando em missão na Itália meridional) na mesma casa onde nasceu, em companhia de sua mãe, em 5 de julho de 1539. Foi canonizado em 1897 e é tido como pioneiro da Pastoral Familiar pela criação do Grupo de Casais.
No Brasil, os religiosos Barnabitas são encontrados em diversas localidades. Vale destacar que, desde 1905, eles administram a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em Belém-PA, sendo responsáveis, também, pelo Círio de Nazaré, uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo.
Em Brasília, os Clérigos Regulares de São Paulo são responsáveis pelo Seminário Santo Antônio Maria Zaccaria, na QS 110, Samambaia-SF, e pela Paróquia de Santa Luzia, na QS 304, também em Samambaia-DF. A Paróquia de Santa Luzia chama a atenção de quem passear lá por Samambaia Sul por seu estilo diferente: sua forma (conforme a foto publicada acima) lembra um navio atracado no meio de cerrado.
Convido para orarmos, por intercessão desse Santo Médico, pelos profissionais da saúde, para não esquecerem sua nobre missão, independente do momento político que estejam passando. Não esquecer essa vocação é atentar para que, seja a greve legal ou ilegal, casos urgentes não podem esperar que Sindicatos e Governos cheguem a um entendimento (existem situações noticiadas em que é exatamente esse “entendimento” que deflagra determinadas greves).
==============================================
ORAÇÃO PARA SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
Senhor,
Vosso Divino Filho quis permanecer entre nós
Na humildade do mais simples dos alimentos: o Pão.
Peço-Vos,
Por intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria,
Maior devoção ao Santíssimo Sacramento.
Fazei-nos reconhecer a profundidade
Da Graça da Sagrada Comunhão.
Intercedei, ainda, Santo Antônio Maria Zaccaria,
Pelos profissionais da área de saúde,
Pelo discernimento deles sobre suas reivindicações,
Para não se tornarem objetos de manobra
De grupos ou dirigentes.
Que esses profissionais tenham a graça
De perceberem rendimentos justos
E felicidade no exercício de suas missões,
Amém!
==============================================
Complementando o Oratório de hoje, convido a escutar "Santa Luzia", de Iolando Mondim e Abel, com Abel e Caim.
Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário