terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ABRINDO A PORTEIRA - ESPERANÇA EM 2012



A esperança não é nem realidade nem quimera.
É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos;
foram feitos pelo grande número de passantes.
(Lu Hsun)

Amigas e Amigos,

Começando 2012. Desejo que todos os que acompanham este Blog do programa Canto da Terra tenham um ano de saúde e felicidade em plenitude. O Abrindo a Porteira de hoje não é apenas para mais uma semana, como quase sempre, mas para um novo ano que se inicia.



Mesmo sempre esperando novidades nos deparamos com um 2012 que começa semelhante a tantos outros, com muita chuva atingindo a capital mineira e as cidades próximas, com os mesmo problemas dos anos anteriores, com mortes que não sensibilizam nossos governos na busca de melhoria para superarmos com mais tranqüilidade essas intempéries.

Situação semelhante vive a região serrana do Rio de Janeiro e, graças a algumas situações pontuais, ainda não se registrou um caso de calamidade como o de anos anteriores. O prefeito de Nova Friburgo afirmou a Folha de São Paulo “que apenas 30% das obras necessárias para a cidade foram executadas”. E se lembrarmos que pelo menos 900 pessoas morreram naquela região há um ano, a idéia que nos passa é de completo descaso para com a vida dos cidadãos brasileiros.

Ainda que não haja informações sobre vítimas, o munícipio de Petrópolis, também na região serrana do Rio, já registrou, conforme informação da Agência Estado, 128 ocorrências. Situação de alerta máximo são registradas nas cidades fluminenses de Duque de Caxias, São João do Meriti e Macaé.

A população atingida por essas chuvas torrenciais também paga impostos exorbitantes para não ter qualquer retorno durante um ano de espera e agonia por conta das tempestades anuais. Pode ser que aplicar em infraestrutura diminua a verba disponível para os “mensalões” que garantem eleições, reeleições e sabe-se lá mais o quê…

Ainda que as chuvas e as secas persistam em nosso país, resta-nos esperar, confiantes em nossos votos, que possamos diminuir – e quiça um dia acabar – a corrupção impregnada em nossos poderes constituídos.

          Para abrir essa porteira para 2012, deixo a música “Alma de Espelho de Rio”, de Gujo Teixeira e Luiz Marenco, interpretada por Luiz Marenco.

 

          Um grande abraço e que 2012 se revista de felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário