quarta-feira, 30 de maio de 2012

ORATÓRIO CAMPEIRO – DROGA LEGAL. SERÁ “LEGAL”?


Ninguém te menospreze por seres jovem.
De tua parte, procura ser para os que crêem um exemplo,
pela palavra, pelo modo de proceder, pelo amor, pela fé, pela castidade.

(I Timóteo 4,12)






Amigas e Amigos,


Neste dia dedicado a Santa Úrsula Ledochowska – fundadora da Ordem das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, que tem entre suas finalidades dar assistência aos jovens abandonados – nos deparamos com uma proposta dos juristas integrantes da comissão que elabora o novo Código Penal para descriminalizar o uso e plantio de drogas.



Segundo o portal Folha.com:
Hoje, o consumo de drogas já não é crime, mas é muito raro que alguém faça isso sem também praticar uma das outras condutas criminalizadas: cultivar, comprar, portar ou manter a droga em depósito. A pena aplicada nesses casos não é de prisão. O acusado pode receber uma advertência sobre os efeitos das drogas, ser obrigado a prestar serviços à comunidade e a comparecer a curso educativo. Ele também tem o antecedente registrado. Se as propostas dos juristas forem aprovadas pelo Congresso, essas condutas também deixam de ser crime.

Chama a atenção que comprar não será crime, ainda que vender possa ser considerado como tal, mas o vendedor terá um forte argumento para aumentar seus negócios, pois o usuário poderá ser convencido a realizar uma transação comercial que não lhe oferece riscos. Um bom projeto marquetológico multiplicará os nichos para esse tipo de negócio.

Como já foi previsto pelos especialistas que poderia haver confusão entre o usuário e o traficante, deixaram tudo “claro” na nova proposta, conforme se pode observar na continuação da matéria no portal da Folha:
Para fazer essa diferenciação, a comissão estabeleceu que quem for pego com o equivalente a cinco dias de consumo será considerado usuário. Como a quantidade média diária de uso varia conforme o tipo de droga, o texto aponta que deverão ser seguidas definições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Procurados, a Anvisa, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça informaram que não existe, hoje, a avaliação do que seria essa média diária de consumo por tipo de droga. A comissão também propôs reduzir a pena máxima para o preso por tráfico: dos atuais de cinco a 15 anos de prisão para de cinco a dez anos.

Dada a quantidade de interpretações permitidas para o assunto a partir desse projeto, é fácil imaginar que os traficantes estejam se preparando para o boom que terão em suas principais atividades, parcialmente legalizadas e com outra parte sujeita a discussões jurídicas. Como estímulos extras, ainda receberão uma considerável redução nas penas que, na maioria das vezes, sequer cumprem.

Sobre a polêmica provocada pela proposta, o portal do Estadão apresenta a seguinte informação:
Não há consenso entre criminalistas e especialistas no combate ao uso de drogas a respeito da aplicabilidade do novo artigo, especialmente porque ele não deixa claro o que vai diferenciar um usuário e um pequeno traficante.  Para quem lida com as complicações da droga no dia a dia, o efeito pode ser contrário. "Só quem não tem problema de drogas na família pode aprovar uma loucura dessas. Em São Paulo, o tráfico já é o primeiro crime cometido por adolescentes, e a tendência é só crescer. Se o Brasil libera o consumo, terá de liberar também a venda. Como é que vou permitir à pessoa usar, se não pode comprar? Não faz sentido", diz o promotor da Infância e Juventude Tales César de Oliveira.

Se o tema já está provocando algum tumulto, imagine depois do projeto passar pelo crivo dos legisladores especialistas e representantes dos cidadãos brasileiros no Congresso.

Como sugestão de oração para esta 8ª Semana do Tempo Comum, fica o pedido da intercessão de Santa Úrsula Ledochowska, que foi ativa educadora e criadora de um novo estilo de apostolado, voltado para os mais carentes. Madre Úrsula Ledochowska nasceu em 17 de abril de 1865 no seio de uma família polonesa residente na Áustria, foi batizada como Júlia Ledochowska e adotou Úrsula quando de seus votos definitivos no Convento das Irmãs Ursulinas da Cracóvia. Morreu no dia 29 de maio de 1939 e o Papa João Paulo II, que a canonizou, disse ser seu devoto.

        
==========================================

ORAÇÃO

Ó Deus!

Que pelo amor ao ser humano,

Fizeste brilhar no mundo

A força de Santa Úrsula Ledochowska.

Fazei-nos recorrer à sua proteção

E encontrar motivos para dispensar nossos dias

Ao serviço dos mais abandonados.

Por Cristo, Nosso Senhor,

Amém!

==========================================

         A música escolhida para este Oratório é "No meu interior tem Deus", do Padre Fábio de Melo, interpretada pelo próprio autor.

 


Uma Santa e Abençoada semana e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário