sábado, 25 de dezembro de 2010

FOGÃO DE LENHA - A TAL RABANADA...

Amigas e Amigos!

          Festa de Natal sempre deveria lembrar do aniversariante do dia - Jesus Menino - e algumas vezes lembramos das guloseimas, que deveriam ocupar um plano bem mais abaixo. Talvez, desculpável seja a lembrança da rabanada que, quando bem preparada, deixa sempre a expectativa de que haverá uma repetição no próximo ano (mas não esqueça que será servida no dia do nascimento de Jesus também no próximo ano).

          Mas você já pensou de onde veio essa delícia aqui para o Brasil? Como um docê aparentemente tão simples faz tanto sucesso no período natalino?

          Pois veio das terras de além-mar, como pode se constatar na Enciclopédia Livre (http://www.widipedia.com.br/), ao declarar que rabanada é:
uma fatia de pão de trigo (pão-de-forma ou baguete) que, depois de molhada em leite, vinho (no Minho usa-se Vinho Verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, é passada por ovos e frita. As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil também. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar ou mel. Outrora, a palavra rabanada era apenas utilizada para norte do rio Mondego e à mesma sobremesa atribuía-se, a partir da margem sul do referido rio, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.
         Na definição acima, surge uma palavra que pode nos causar alguma estranheza – caso não estejamos familiarizados com as festas portuguesas – mas que, ao tomarmos conhecimento do seu sentido, descobrimos o quanto essa influência de Portugal se faz presente em nosso tempo de Natal. Segundo a mesma Enciclopédia Livre, a Consoada é uma celebração portuguesa que acontece:
no dia 24 de Dezembro de cada ano, o dia de véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. [...] Na tradição católica os crentes participavam, ao final da noite, na Missa do Galo. [...] A refeição da Consoada consiste, sobretudo, no bacalhau cozido, e termina com os doces, que são diferentes de região para região do país. Algumas destas sobremesas são a aletria, as rabanadas (no Norte do País), as filhoses, as filhó, o arroz doce (no Sul do País) [..] Em Portugal, depois da Consoada, é tradição fazer a distribuição dos presentes de Natal.
         Para o Fogão de Lenha de hoje, sugiro preparar uma rabanada muito especial. Confira a receita logo abaixo.
===============================================

Rabanadas

Ingredientes:

• 8 pães franceses amanhecidos;

• 1 litro de leite;

• 1 lata de leite condensado;

• 8 ovos;

• 4 colheres (sopa) de maisena;

• 4 pitadas de sal;

• Manteiga light e óleo de soja;

• Canela;

• 5 colheres (sopa) de açúcar.



Modo de preparar:

1. Corte os pães em fatias de aproximadamente um centímetro.


2. Junte o leite ao leite condensado e mergulhe o pão nessa mistura para amolecer.

3. Bata as claras em ponto de neve, adicione as gemas e continue batendo até obter uma mistura homogênea.

4. Acrescente a maisena e o sal e bata até ficar cremosa.

5. Envolva as fatias de pão nesse creme e, numa frigideira com um pouco de manteiga e óleo, frite-as, virando para dourar dos dois lados.

6. Junte canela ao açúcar até ganhar cor de chocolate e passe nele as rabanadas.

7. Após, empilhe numa vasilha as rabanadas em forma de pirâmide (para ficar bonito) e decore com algumas frutas secas ou castanhas (a gosto) por cima das rodelas das rabanadas.

===============================================

           Para saborear as rabanadas, vamos ouvir Sérgio Reis cantando "Então é Natal".


          Um Santo e Abençoado Natal para todos! Que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário