domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROSA DE DOMINGO - ÁGUA NO LEITE. SÓ ÁGUA?

Amigas e Amigos!

          Encontrei, lendo a edição on-line da Folha de São Paulo (http://folha.com/), uma matéria assinada por Juliana Coissi abordando os riscos que estamos sujeitos ao consumirmos o nosso matinal café com leite. Ainda que o café não seja o vilão aqui, o leite faz por merecer nossa preocupação. Observem o que diz a reportagem:
Três anos após o escândalo que pôs em xeque a qualidade do leite no Brasil, o setor ainda tem problemas. A cada 10 litros produzidos, 3 não passam por inspeção. Os últimos dados anuais fechados revelam que 9,5 bilhões de litros produzidos em 2009 (33% do total) não passaram pelas autoridades sanitárias, segundo o IBGE. Os números mostram pouco avanço na fiscalização desde 2007, quando a Polícia Federal deflagrou uma operação que encontrou soda cáustica e água oxigenada adicionadas ao leite. Naquele ano, 8,2 bilhões de litros (31,5%) de leite ou derivados foram consumidos pelos brasileiros sem qualquer fiscalização sanitária. A repercussão chegou a atingir gigantes, como a Parmalat, e a Anvisa interditou lotes. O leite informal e ilegal vem geralmente do pequeno produtor, que não conseguiu bom preço na cooperativa e decide vender no varejo. "Sempre vai haver esse leite informal se a inspeção dos governos não tomar uma atitude e passar a fiscalizar e multar", afirma Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Vendido em garrafas pet ou transformado em queijo, esse leite não inspecionado é levado diretamente ao consumidor ou é entregue em feiras livres, quitandas e outros comércios. "Campeãs de consumo de queijo informal são as pizzarias de São Paulo", diz Rubez.
          Se comecei a ler a matéria da Folha preocupado com o próximo café da manhã, estou pensando agora em qualquer refeição, pois até a pizza, que pode ser considerada a preferida dos encontros familiares de qualquer dia da semana, está sob suspeita.



          Com as autoridades governamentais (cada vez menos preparadas para os cargos) que temos, não estamos livre de ouvir alguma declaração nos acusando de sermos os causadores da "pirataria láctea", porque não "cobramos" das pizzarias (ou do botequim onde tomamos nosso café) a procedência do leite utilizado.

            Enquanto escrevia, lembrava de uma música que toquei no programa Canto da Terra, hoje pela manhã, nas Rádios Nova Aliança, de Brasília (http://www.novaalianca.org.br/), atendendo um pedido da ouvinte Lúcia, da Candangolândia. A música, de autoria de José Fortuna e Paraíso, interpretada pela dupla Teodoro & Sampaio, tem por título "Água no Leite", que publico abaixo.


          Aguardo seu comentário no espaço abaixo. Se você sabe mais alguma notícia relacionada ao assunto, escreve aí para enriquecer essa postagem.

          Um grande abraço e até a nossa próxima Prosa de Domingo!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário