quarta-feira, 30 de março de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - SÃO FRANCISCO, O DE PAULA

Amigas e Amigos!

            No Oratório Campeiro de hoje, lembro São Francisco de Paula, o santo do próximo sábado – 2 de abril de 2011. Esta data, além de marcar meu aniversário e o da minha filha, é também lembrada pela morte do Papa João Paulo II, em um domingo de 2005, quando eu e Léo Peter chegamos aos estúdios para apresentação do Canto da Terra (naquele tempo começava às 8h da manhã) e fomos consultados pela Ir. Patrícia, Diretora de Produção e Programação das Rádios Nova Aliança, sobre a possibilidade de entrarmos no ar, em rede – AM e FM – para noticiar o fato. A participação dos ouvintes foi tão intensa que a manhã e o início da tarde de meu aniversário foram passados no ar, recebendo ligações e ouvindo os mais diversos e emocionados testemunhos sobre as passagens de João Paulo II por Brasília e outras experiências relacionadas aquele Papa.

            São Francisco de Paula foi-me apresentado por meus pais, Wilmar e Leda, antes mesmo de minha preparação para a 1ª Eucaristia, pois me lembro, sempre que alguma oportunidade se oferecia, de visitar a Catedral de Pelotas e orar por meu Santo protetor.

            Pelotas tem uma relação muito forte com São Francisco de Paula desde antes de ser vila, pois surgiu como uma freguesia – Freguesia de São Francisco de Paula –, em 7 de julho de 1812 e a homenagem ao santo foi feita porque em 2 de abril de 1776 os espanhóis tinham sido expulsos da Vila de Rio Grande (região administrativa da qual fazia parte a nova freguesia). Em outubro de 1912, Padre Felício (Joaquim da Costa Pereira) foi nomeado vigário da nova freguesia e encarregado de construir a Igreja-sede.

            São Francisco de Paula, fundou a Ordem dos Mínimos que se faz presente no Brasil em mosteiros no Rio de Janeiro-RJ, em São Paulo-SP e em Guarapuava-PR, e sobre ele diz o portal das Paulinas (http://www.paulinas.org.br/):
Aos onze anos, Francisco foi viver no convento dos franciscanos de Paula, dois anos depois vestiu o hábito, mas teve de retornar para a família [...]Nessa viagem, Francisco recebeu a intuição de tornar-se um eremita. Assim, aos treze anos foi dedicar-se à oração contemplativa e à penitência nas montanhas da região. Viveu por cinco anos alimentando-se de ervas silvestres e água, dormindo no chão, tendo como travesseiro uma pedra. Foi encontrado por um caçador, que teve seu ferimento curado ao toque das mãos de Francisco, que o acolheu ao vê-lo ferido. [...]Francisco de Paula teve a felicidade de ver a Ordem dos Irmãos Mínimos aprovada pela Santa Sé em 1506. Ele morreu aos noventa e um anos de idade, no dia 2 de abril de 1507, na cidade francesa de Plessis-les-Tours, onde havia fundado outro mosteiro. A fama de sua santidade só fez aumentar, tanto que doze anos depois, em 1519, o papa Leão X autorizou o culto de são Francisco de Paula, cuja festa litúrgica ocorre no dia de sua morte.
            E São Francisco de Paula – que é padroeiro de São Francisco de Itabapoana-RJ, dá nome a uma cidade serrana do Rio Grande do Sul, a Igrejas no Largo de São Francisco e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro-RJ, em Lavras e em Ouro Preto-MG, em Curitiba-PR, na praia de Canasvieiras, em Florianópolis-SC, em Poço Fundo-MG (onde também é o padroeiro da cidade), e a mais recente, fundada no último dia 6 de março, em Cerro Negro-SC – foi criando uma relação muito forte com o povo pelotense, que passou a homenageá-lo com uma diversidade de lembranças, conforme pode-se constatar em algumas denominações que recordo:

a. A Avenida São Francisco de Paula, conhecida durante muito tempo como o “Corredor das Tropas”, por onde os tropeiros levavam o gado da Tablada, região de comercialização e onde hoje existe o bairro da Cohab, para as charqueadas nas margens do arroio Pelotas e do canal São Gonçalo.

b. O Seminário Diocesano São Francisco de Paula, no bairro das Três Vendas, que comemora 72 anos no próximo dia 31 de maio, responsável pela formação de sacerdotes para as Dioceses de Pelotas, Bagé e Rio Grande. Foi fundado pelo segundo Bispo da Diocese, Dom Joaquim (Ferreira de Melo).

c. O Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, localizado na Av. Duque de Caxias, no bairro Fragata.

d. O Hospital Universitário São Francisco de Paula, vinculado ao curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas e localizado na rua Marechal Deodoro, entre a Av. Bento Gonçalves e a CohabPel.

e. A Casa da Criança São Francisco de Paula, inaugura em 1936 como Creche S. Francisco de Paula e desde 1957 adotou a atual denominação. Desde 1996, a Casa atende turmas de Berçário, Maternal de Pré-Escolar. Está localizada na Rua Uruguai.



f. A Catedral de São Francisco de Paula, importante templo religioso por seu tamanho, por sua beleza e pelas obras de arte que abriga. A história da Catedral tem seu início com a construção da Capela, 1813, pelo Pe. Felício. A imagem de São Francisco, encontrada no interior da Catedral, de autor desconhecido, é originária da Colônia do Sacramento (e consta que estaria em Mostardas, antes de ir para Pelotas). Os afrescos no teto e nas paredes da Catedral foram pintados pelo italiano Aldo Locatelli, que foi para Pelotas a convite de D. Antônio Záttera, 3º bispo da Diocese.

            Deixo claro que, assim como não esgotei a quantidade de homenagens, no Brasil, a São Francisco de Paula (sei que existem capelas dedicadas a esse Santo), também podem existir outras homenagens no município de Pelotas ao seu padroeiro pela forte relação existente entre a população e o Santo que a acompanha desde antes de sua fundação.

            Convido, esta semana, a orarmos pela intercessão de S. Francisco de Paula pela felicidade em cada novo dia. Eu particularmente estarei agradecendo pela minha vida e pela vida de minha filha, pois desde o nascimento estamos sob a proteção desse Santo.


===================================

ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE PAULA



Ó glorioso São Francisco de Paula

Que tanto vos aprofundastes na humildade,

Único alicerce de todas as virtudes,

Alcançando através dela

Um grande prestígio junto de Deus,

A tal ponto de jamais lhe terdes pedido graça alguma

Que prontamente não vos fosse concedida.

Aqui venho aos vossos pés para suplicar-vos

Extingais do meu coração

Todo afeto de soberba e vaidade

E em seu lugar floresçam

Os Preciosos frutos da humildade

Para que possa ser verdadeiro devoto e imitador vosso

E merecer o grande patrocínio

Que de vossa eficaz intercessão espero

E rogo me Alcanceis de Deus

A graça de que tanto necessito

Não sendo contra a vontade do Altíssimo.

Amém!


===================================

            A música de hoje - São Francisco é Terra Boa - é de autoria de Adelar e Honeyde Bertussi e a interpretação é do grupo Os Tiranos, de São Francisco de Paula.
 
 
 
             Por aqui, encerro o Oratório desta semana. Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!
 
Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário