Amigas e Amigos,
Para quem, como eu, acredita que nossa cultura, tão pouco valorizada ou incentivada por nossos governantes e políticos, é de interesse da maioria dos brasileiros, o portal ClicRbs (http://www.clicrbs.com.br), no caderno Donna, traz uma auspiciosa notícia. A material desperta a atenção dos ouvintes para o redescobrimento, no Brasil, da obra de Elis Regina.
Inicialmente, a matéria diz que não se trata de uma iniciativa “amarrada”, mas de um conjunto de iniciativas isoladas que se aproximam, dando idéia de fazerem parte de uma estratégia orquestrada. Sobre a primeira iniciativa, diz a matéria que:
Em conversas com João Marcello Bôscoli, produtor musical e um dos filhos da cantora, a gravadora Universal já tem acertado para 2012 o relançamento dos 21 álbuns que Elis gravou pela companhia. Eles sairão em CDs individuais remasterizados e em duas caixas de luxo, com mais um CD de raridades cada.
A referência feita na matéria a segunda iniciativa, traz o seguinte conteúdo:
Uma 'operação Elis', com um documentário de seis horas de duração, exposição, biografia e shows da filha de Elis, Maria Rita, por cinco cidades do País, compõem um projeto maior, chamado "Redescobrindo Elis". Uma captação aprovada pelo Ministério da Cultura permite a João Marcello captar até R$ 5,8 milhões com patrocinadores para as investidas, programadas para o segundo semestre de 2012.
Em seguida, a matéria destaca que:
O fotógrafo Paulo Kawall, 'apadrinhado' por Elis aos 21 anos e que se tornou uma espécie de retratista oficial da cantora, anda por São Paulo com dois livros pesados em busca de patrocínio. São fotos exclusivas que Paulo tirou da artista, muitas vezes a pedido da própria, entre 1976 e 1982, em formatos gigantes para os padrões de livros assim - 30 cm por 40 cm.
E, nessas iniciativas que parecem combinadas entre si, a matéria ainda traz mais uma iniciativa:
O mergulho mais profundo de "Redescobrindo" Elis está nas mãos do paulista Allen Guimarães, 44 anos. Em 2005, o então estudante de cinema em Uberlândia passou a seguir os rastros de quem quer que tivesse algo interessante a dizer sobre Elis Regina. Entrevistou quase 50 pessoas, dentre elas Gal Costa, Gilberto Gil, Marília Pera, André Midani, Milton Nascimento, Nelson Motta e Jair Rodrigues. Uma cena retirada daqui, uma fala a menos ali, e restaram ainda seis horas de imagens, [...] sua exibição será apenas durante a exposição de Elis, em local ainda não definido. Dividido em seis partes de uma hora cada, o documentário não faz buscas na vida particular de Elis, a não ser nos momentos citados pelos próprios entrevistados. Mas uma das 'Elises' que ele traz é surpreendente.
Elis foi, e é, maravilhosa para a Música Brasileira. Essa homenagem, praticamente coordenada pelo João Marcelo, é uma forma de dizermos obrigado por tudo que a “pimentinha” fez pela música com tanta paixão. Acima de tudo, pode-se afirmar que os grandes beneficiados pelas iniciativas que acontecerão seremos nós mesmos, tendo à disposição uma obra com conteúdo riquíssimo.
Uma das músicas mais tocada no programa Canto da Terra é Romaria, que mereceu tantas regravações, mas hoje, aqui, nós vamos ouvir a primeira gravação, que foi feita por Elis Regina.
Um grande abraço para todos!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário