Amigas e Amigos,
Li, hoje, a revista “Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo”, edição especial da HSM Management, deste mês de março de 2011, e encontrei uma matéria interessante sobre a ALL – América Latina Logística, onde os dirigentes atribuem o sucesso alcançado pela empresa à valorização a ao investimento nas pessoas, com uma filosofia amparada em três pilares: estabelecimento de metas e metodologias claras, trabalho com remuneração variável (baseado em meritocracia) e oferta de educação continuada para todos os funcionários.
Ainda na citada matéria, pode-se encontrar que:
“A proposta principal é motivar a inovação e o diálogo. O presidente [Paulo Luiz Araújo Basílio] vai para o campo, almoça, passa a noite com o pessoal de base e conversa com todos. Inúmeras de nossas melhorias da produção vêm desse contato”, revela Almeida (Pedro Roberto Oliveira Almeida, diretor jurídico e de relações institucionais da ALL). Além do diálogo, a ALL também estimula a criatividade entre seus colaboradores por meio do ‘Idéias e Ações’, programa que premia os autores de idéias inovadoras que geram resultados positivos para a empresa. As melhores recebem prêmios, que variam de acordo com o seu impacto. Em 2005, 2006 e 2008, os primeiros colocados ganharam um carro. Segundo a ALL, muitos desses projetos acabam trazendo um duplo benefício: corte nos custos e preservação do meio ambiente. [...] Para Almeida, ações como essas são próprias de organizações que cultivam o diálogo e a criatividade, que constituem, segundo ele, posturas típicas das empresas, dos executivos e dos trabalhadores brasileiros.
Enquanto isso, no Governo (e para não sair dos trilhos, vamos continuar falando de trem) parece que o tipo de gestão é menos “brasileiro”, pois foi publicado na página da revista Exame (http://www.exame.abril.com.br), que existe interesse dos Correios no projeto do trem de alta velocidade – TAV – para utilizar o trem no transporte de cartas e encomendas. A matéria é feita a partir de entrevista com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, depois de uma reunião com o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, no início do mês de fevereiro. No final do texto, foi dito que:
Questionado sobre uma possível entrada da Eletrobras no projeto do trem-bala, Figueiredo disse que desconhece o assunto. "Nunca conversei com eles (a Eletrobras) sobre isso", afirmou. De acordo com ele, a eventual entrada da Eletrobras no projeto do TAV ocorreria nos mesmos moldes que os Correios. Figueiredo frisou que a ANTT não está encabeçando nenhuma negociação para o ingresso de estatais no projeto do TAV. "O governo pode até estar fazendo isso, mas eu não sei. Mas acho que não é necessário", disse.
Se na iniciativa privada, a participação e o diálogo são incentivados, parece que na gestão pública nem diretor geral tem espaço nas decisões afetas à sua área. Como disse, parece, mas parece muito.
Como hoje é dia de Santa Luísa de Marillac (1591-1660), que teve como conselheiros espirituais Francisco de Sales e Vicente de Paulo, declarados Santos pela Igreja. Em 1634 Luísa, com ajuda e orientação de Vicente de Paulo, fundou a Congregação das Damas da Caridade, com uma missão inédita para aqueles tempos: uma vida consagrada em dispersão pelos caminhos do sofrimento humano. Em 1642, passou a ser oficialmente a Congregação das Irmãs Filhas da Caridade, onde Luísa fez os votos perpétuos, consagrada pelo próprio Vicente de Paulo. E que fique muito claro que não existe qualquer relacionamento entre a Santa lembrada hoje e os trens acima citados.
======================================
ORAÇÃO A SANTA LUÍSA
Ó Deus, fonte e recompensa da caridade,
Por Vosso Filho, Jesus Cristo,
Destes ao Vosso povo um novo mandamento de amor.
A exemplo de Santa Luísa de Marillac,
Concedei-nos agir sempre neste mundo com caridade,
Para sermos contados entre os eleitos do vosso reino.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
Amém!
Santa Luísa de Marillac, rogai por nós!
======================================
Voltando aos trens, vamos ouvir de Rubinho do Vale, com o próprio autor, "Trem da História", nas esperança de que no "ano que vem nao haja fome nem dor".
Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário