segunda-feira, 14 de março de 2011

PROSA DE DOMINGO - AS TRADICIONAIS ÁGUAS DE MARÇO

Amigas e Amigos!

            Mais um Domingo sem programa Canto da Terra, ao vivo, pois hoje as Rádios Nova Aliança, AM e FM, de Brasília, transmitiram a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2011. Essa CF 2011 apresenta como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e seu lema - "A criaçao geme em dores de parto"-  foi retirado da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,22).




            E nesse momento em que a Natureza responde um pouco por todas as agressões que tem sofrido fico com a impressão que nada poderia ser melhor para nossa reflexão do que a proposta da CF 2011. Sobre o que está passando o Japão, acredito que todos devem estar acompanhando com a sensação de impotência que tenho também experimentado. Espero, sinceramente, que isso não nos leve a acomodações como as propostas pela falta de gestão que vem tomando conta de nossa administração pública - se você perceber ou acreditar que exista alguma exceção, lembre a importância dessa exceção para confirmar a regra que escrevi.

            Não fosse os discursos ufanistas de nossos últimos goverantes e legisladores com o aproveitamento de situações de desgraças anteriores - a maioria das vezes nos mesmos lugares onde agora se repetem - e, talvez, já estívéssemos bem melhor preparados para as situações de grandes precipitações pluviométricas como as que vem sendo registradas nos últimos dias.

            Algumas notícias recentes parecem aquelas colunas de "tempos idos" publicadas em diversos periódicos. Começo com duas matérias da página na Internet do jornal Zero Hora (ZH) de hoje. Uma delas diz que:
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última semana já afetam 89.833 pessoas em 18 municípios do Estado. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo, do total de pessoas atingidas há 1.230 desabrigados que ocupam abrigos públicos e 2.577 que estão na casa de parentes e amigos. Entre os municípios atingidos estão Alegre, Cachoeira de Itapemirim, Guaçuí, Bom Jesus do Norte, Marechal Floriano, Domingos Martins, São Gabriel da Palha, Apiacá e Rio Novo do Sul, Muniz Freire, Governador Lindemberg, Rio Bananal, Nova Venécia, Linhares, Mimoso do Sul, Viana, Vila Velha e Cariacica.
            Em outra matéria da ZH, encontrei que:
Subiu para 583.050 o número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. O dado foi atualizado pela Defesa Civil às 17h deste domingo. Dezessete munícipios notificaram a Central de Operações do órgão para buscar auxílio. Conforme o relatório, há 10.983 desalojados, pessoas que tiveram suas casas atingidas e foram para a residência de parentes ou amigos; e 551 desabrigados, que precisam de abrigos temporários. Entre os 17 municípios afetados no Estado, Brusque, no Vale do Itajaí, Shroeder, no Norte do Estado, e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, decretaram situação de emergência. Em Palhoça, no Sul do Estado, uma pessoa está desaparecida em decorrência de um acidente neste sábado.
            Na sexta-feira, a ZH destacava sobre o desastre dos últimos dias em São Lourenço do Sul:
Com a chegada da noite, as equipes de busca e salvamento que trabalham em São Lourenço do Sul, no sul do Estado, encerraram as atividades. Os números decorrentes da enxurrada que castigou o município nos últimos dias se mantêm os mesmos: sete mortes, 350 desabrigados e dois mil desalojados.
            Como atualmente nossos gestores públicos, em sua maioria, aparentemente ocumpam cargos por "serem amigos do Rei", independente de qualquer qualificação para o exercício, a expectativa de que nas próximas chuvas - talvez não tenham percebido, mas elas acontecem periodicamente e previsivelmente - a única coisa a ser feita seja gerar novas matérias relatando desgraças e publicar em nossos diversos meios de comunicação.

 
            Fico imaginando o que aconteceria por aqui se tivéssemos de enfrentar situções como as que enfrentam os japoneses. Só chamando Pedro Bento & Zé da Estrada para cantarem, de João Gonçalves e João do Rio, o "desabafo" musical "Saco Cheio".
 
 
            Uma boa semana e um grande abraço!
 
Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário