terça-feira, 31 de maio de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - DIA MUNDIAL "SEM PAIA E SEM FUMO"

Não há tóxico no mundo que mate tão eficientemente
como as ganâncias que destroem a perfeição.
(Santa Teresa de Jesus)

Amigas e Amigos,

               Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde, em 1987, na busca de diminuir o número de mortes por ano por conta desse hábito. As informações publicadas em matéria do Caderno Bem-estar, do Jornal Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br), hoje, deixam a impressão de que pouco se pode comemorar em relação ao atingimento dos objetivos propostos pelos idealizadores da data. Na matéria consta que:
O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo — dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. [...]  A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito. No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje, dia 31, a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proíbem o fumo em locais públicos.

               No Brasil – que não aparece na matéria citada – as grandes produtoras de câncer  cigarros, empenhadas em aumentar seus lucros com a conseqüente geração de doenças para a população, publicam notas – melodramáticas – preocupadas com o aumento do comércio ilegal de cigarros que, segundo as citadas notas, podem trazer prejuízos à saúde da população. Fica a impressão de que o cigarro “legal” não mata do mesmo jeito.



               A grande diferença entre o cigarro legal e o ilegal é a quantidade de dinheiro injetada nos cofres públicos. Isso pode explicar a doação de equipamentos, a serem utilizados no combate ao comércio ilegal de cigarros, para a Polícia Federal por produtora de cigarros. A impressão que fica – espero estar completamente enganado – é não ser preocupação do governo se seus cidadãos têm sua morte antecipada pelo vício. A preocupação, se existe, é anulada pelos números que aparecem na arrecadação de impostos com o comércio legal de cigarros.

               Como o dia é de Oratório Campeiro aqui no Blog, é bom lembrar que ontem, dia 30 de maio, foi a festa de São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, cujos sacerdotes são conhecidos como padres Josefinos. São José Marello deixou uma oração que publico abaixo, como sugestão para esta semana.



======================================

ORAÇÃO PELO POVO DE DEUS 


Meu Senhor,
Rogo-vos por aqueles
que vivem na abundância de todos os bens,
para que na alegria
se recordem de estar em terra de exílio.
Rogo-vos por aqueles
que gemem sob o peso da desventura,
para que na tristeza
se recordem que estão na estrada do Céu.
Rogo-vos por aqueles
que desceram ao túmulo,
para que durmam o sono da paz.
Rogo-vos por mim,
que estou nu na vossa presença,
para que possais revestir-me com a veste
de minha primeira inocência.
Rogo-vos por toda a peregrina família de Adão.
Sede Vós seu guia e seu auxílio,
para que possa atingir a salvação na pátria celeste.
Amém.

======================================

               A música de hoje – afinal é o Dia Mundial sem Tabaco – é de Mano Lima, Ricardo Lima e Farelo Lima, “Sem paia e sem fumo”, interpretada pelo próprio Mano Lima.



               Até o próximo Oratório e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário