Para os puros todas as coisas são puras.
Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas.
Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam,
detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra.
(Tito 1, 15-16)
Amigas e Amigos,
Abro o Oratório Campeiro desta semana para a edição de ontem (terça-feira), do Diário Popular (http://diariopopular.com.br), de Pelotas (RS), onde encontrei na coluna do caro Carlos Eduardo Behrensdorf, direto de Brasília (DF), o seguinte comentário:
O Ministério da Saúde (MS) e a Controladoria Geral da União (CGU) informam: de 2007 a 2010, houve desvios de R$ 662,2 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Fazendo comparações de custos e obras os auditores concluíram que a grana volátil dá para a construção de 1.439 unidades básicas de saúde. [...] Dos R$ 159,1 bilhões transferidos a estados e municípios nos últimos quatro anos, só 2,5% tiveram a aplicação fiscalizada. No popular: pode dizer que liberou geral.
Você tem idéia do local em que está localizada essa inesgotável fonte de recursos que permite essa “extravagância” oficial? É isso mesmo que você está pensando. Nós, que trabalhamos 5, 6 ou, até mesmo, 7 dias por semana é que provemos recursos – arrancados “a rodo” de nossos salários em forma de “estratosféricos” impostos e taxas – para que a turma do trabalho de terça a quinta-feira se encarregue da distribuição que, aparentemente, é feita a partir da conversão dos valores para a moeda “votos-futuros”.
O Behrê, na sua coluna, ainda diz que:
...os problemas do setor de planos de saúde serão debatidos em audiência pública promovida por três comissões nesta terça. Estão na parada as comissões de Defesa do Consumidor, de Seguridade Social e Família e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Espera-se um quorum saudável.
Como sempre se tem observado, possivelmente, já foi definida a tarefa de cada comissão: uma levará os ingredientes para a massa, outra se encarregada da lenha e fósforos para assar, e a outra garantirá o molho, a mozarela, o orégano e o azeite. Dada a diversidade de gostos, fica combinado que bebida, cada um leva o que for consumir.
Depois do caos da merenda escolar, conforme comentado no “Abrindo a Porteira” da semana, é desalentadora a percepção da forma de condução das questões relacionadas à saúde dos cidadãos desse nosso Brasil.
O próximo dia 13 de maio marca o 94º aniversário da primeira aparição da Virgem Maria, na Cova da Iria, Freguesia de Fátima, em Portugal – para os pastorzinhos Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. Lembrando esta data, o Oratório desta semana nos convida a orarmos para a Senhora de Fátima na busca de, pelo menos, melhorar o tratamento dado pelas políticas – e políticos – públicas para a saúde do povo brasileiro.
====================================
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Santíssima Virgem Maria,
que nas regiões de Fátima vos dignastes revelar,
aos três pastorzinhos,
os tesouros de graças que podemos alcançar
rezando o santo rosário.
Ajudai-nos a apreciar sempre mais essa oração
a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção,
alcançaremos as graças
que com insistência vos pedimos.
Senhora de Fátima,
olhai para as famílias do nosso imenso Brasil
e para as suas necessidades.
Vede os perigos que as cercam em todos os momentos,
e sede a mãe sempre presente.
Sede a nossa intercessora
junto ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
e alcançai-nos a graça de vermos a saúde do povo brasileiro
ser conduzida com ética por nossos representantes.
Amém!
====================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário