terça-feira, 23 de agosto de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - SANTA ROSA E A ORDEM PÚBLICA


Desterra dos teus estudos a arrogância;
não fiques presumido pelo que sabes, porque tudo quando sabe o mais sábio homem do mundo
nada é em comparação com o muito que lhe falta saber. 
(Juan Luis Vives)




Amigas e Amigos,


                O Oratório Campeiro lembra a Festa, celebrada hoje, da Padroeira da América Latina: Santa Rosa de Lima, a primeira santa latino-americana a ser canonizada. Ela é, conforme sua oração, “patrona dos agentes da ordem pública e guardiã da paz e tranqüilidade das pessoas”, o que pode parecer uma ironia se considerar a notícia publicada pelo caderno Poder, do jornal Folha de São Paulo, disponível desde a noite de ontem em http://www.folha.uol.com.br, salientando que:
O presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região, Olindo Menezes, liberou o pagamento de comissões e gratificações, entre outras verbas, acima do teto salarial de R$ 26,7 mil aos funcionários do Senado. Menezes aceitou o recurso da Casa e suspendeu uma liminar que havia sido concedida em junho pelo juiz Alaôr Piacini, da 9ª Vara Federal de Brasília, em um processo ajuizado pelo Ministério Público Federal do DF. [...] De acordo com Menezes, a liminar poderia lesar a "ordem pública" porque, feito de forma abrupta, o corte nos salários poderia inviabilizar o funcionamento dos serviços públicos do Senado.

                Acredito não ser o único a sentir um misto de indignação e incapacidade no meio da população deste país. Indignação por ver o mau uso do dinheiro público distribuído de qualquer jeito por quem não demonstra um pingo de responsabilidade para com uma sociedade penalizada por impostos astronômicos. Incapacidade por ver que meu impotente voto permite se perpetuarem nos poderes pessoas sem qualquer comprometimento com pátria e ética.

                Como gostaria de acreditar que a Folha está inventando notícias e que o presidente do TRF jamais mencionou qualquer lesão contra a “ordem pública” advinda de paralisação dos serviços públicos do Senado. Não consigo imaginar que alguém, em sã consciência, possa admitir tal discrepância, pois fico imaginando quantos anos (décadas ou séculos?) seriam necessários, após os funcionários do Senado cruzarem os braços, para a sociedade brasileira perceber que eles pararam. “Nunca” poderia ser uma opção válida.

                Mas a Folha não estava inventando nada. O portal G1 (http://g1.globo.com) também fala da liberação dos supersalários no Senado pelo presidente do TRF. O G1 ainda detalhou que:
Segundo o MPF, em agosto de 2009, o TCU identificou 464 servidores que receberam acima do teto. O prejuízo estimado, somente no Senado, seria de R$ 11 milhões, segundo o tribunal. Em relação à administração pública federal, o TCU verificou indícios de irregularidades por parte de 1.061 servidores de 604 órgãos.

                Com esses absurdos, e com todas as notícias sobre os desvios de dinheiro que vem sendo identificados nos ministérios sem qualquer indício de retorno das verbas mal utilizadas, ainda se ouve falar de justiça social e erradicação da pobreza.  



                Diante de tudo isso, a sugestão é pedir a intercessão da padroeira da América Latina para que a politicagem brasileira seja, gradativamente, substituída por uma nova política brasileira, muito além das esmolas distribuídas hoje com o único intuito de manutenção do poder.

====================================

ORAÇÃO A SANTA ROSA DE LIMA

Senhor,
Inflamastes com vosso amor
Santa Rosa de Lima,
Padroeira da América Latina,
Patrona dos agentes da ordem pública
E guardiã da paz e tranqüilidade das pessoas.

Vós a convocastes
Para viver só para Deus
Na austeridade e penitência.

Concedei-nos por sua intercessão
Que saibamos seguir na terra
O caminho da vida de amor
Para usufruirmos no céu
Da torrente de vossas delícias,

Amém!

====================================

                A música para este Oratório leva a uma reflexão sobre quem verdadeiramente trabalha e produz neste pais, ao contrário dos desocupados que percebem salários milionários. O título da música é "Terra Tombada", de Carlos Cézar e José Fortuna, na interpretação do Padre Fábio de Melo.



                Um grande abraço para todos e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário