terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - DE SÃO NICOLAU A PAPAI NOEL



A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros.
Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.
(Mohandas Karamchand Gandhi)




Amigas e Amigos,


               Estamos vivendo a segunda semana do Tempo do Advento que, para os cristãos, significa a preparação para a grande festividade do nascimento de Cristo ou a festa do Natal. Particularmente, hoje, a Igreja dedica o dia a um Santo muito relacionado ao tempo natalício: São Nicolau, que viveu entre os séculos III e IV.

               Antes de falar desse Santo e de sua relação com o Natal, comento a notícia do “Bom Dia DF”, de hoje pela manhã, e que pode ser encontrada no portal G1 (http://g1.globo.com) sobre um canal do governo do Distrito Federal para atender cidadãos que queiram fazer denúncias sobre irregularidades em contratos e licitações. Esse “Disque Corrupção” será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 8. No portal G1, pode-se ler que:
Qualquer pessoa poderá fazer a denúncia, principalmente os servidores públicos do GDF. Não é preciso se identificar. Para denunciar o crime, o cidadão pode ligar no número 0800-644-9060 ou ir pessoalmente à Ouvidoria Geral do governo, que fica no 14º andar do anexo do Buriti. De acordo com a ouvidora-geral do GDF, Vera Lúcia Coelho, depois que a denúncia for recebida, haverá análise do conteúdo. Caso haja indícios de crime, a informação será encaminhada à polícia e demais órgãos competentes. “As denúncias também serão tratadas pela Secretaria de Transparência e Controle”, explicou Vera. As informações apuradas pela equipe do Disque Corrupção serão lançadas no Portal da Transparência. O governo estima que os resultados de apuração das denúncias devem começar a ser publicados no portal a partir do primeiro trimestre de 2012.

               Se parecer piada pronta, não fiz por merecer qualquer crédito sobre a mesma. Achei interessante a entrevista da ouvidora-geral, pois ela passou a imagem de quem acredita na associação entre o “Disque Corrupção” e o “Portal da Transparência”. De minha parte, o que fica é a preocupação com a percepção de nossos bem intencionados políticos sobre o entendimento da população de determinados negócios não muito limpos que estejam sobre a condução deles. Nessa situação, o “Disque Corrupção” poderia funcionar como um alerta para a preparação de defesa ou para “dar uma sossegada” até que tudo esteja esquecido novamente.

               A menos que o “Disque Corrupção” esteja “beneficiando” alguém com alguma “renda extra”, não entendo sua necessidade nesse momento. Explicando um pouco melhor, para que discar se hoje para tratar corrupção na área política bastaria escolher uma parte dessa área e começar uma investigação séria (não essas de CPI ou de Comissões de Ética, cujo objetivo é vender mais “pizzas”). A impressão que fica é, salvo melhor juízo, de que foi “descoberta” mais uma forma de desperdiçar dinheiro público.

               Depois do comentário acima, vamos voltar ao nosso Santo do dia. São Nicolau de Mira, São Nicolau de Bari, São Nicolau ou Santa Claus são as denominações desse Santo de grande popularidade em todo o mundo que tem a maior quantidade de imagens, pelo carinho demonstrado pelo povo do mundo inteiro. Ele é Padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas.



               Segundo o portal das Irmãs Paulinas (http://www.paulinas.org.br), São Nicolau “colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos [...] ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus”. Ele foi inspiração para o surgimento do Papai Noel, o símbolo do amor, da bondade, da ternura em relação às crianças, especialmente as mais pobres. Quando comentada a  numerosa quantidade de imagens que existem de São Nicolau, não se considera as que representam Papai Noel, nos países latinos, ou Nikolaus, na Alemanha, ou Santa Claus, nos países anglo-saxões.

               Para esse Oratório, encontrei no dia de hoje, no portal Claretiano do Brasil (http://www.claretianos.com.br), a oração que publico abaixo:

===================================

ORAÇÃO DA PAZ QUE VEM DE DEUS

     Deus, nosso Pai, concedei, hoje, a paz,
     O vosso shalom, a todos os homens de boa vontade.
     Concedei a paz sobretudo às crianças, aos jovens,
     Levados de arrastão pela nossa vida
     Tantas vezes inconseqüente, negligente,
     Mais inclinada ao egoísmo, que à partilha e à comunhão.
     Concedei a paz aos que não tiveram oportunidades. 
     Concedei a paz aos que já não sabem a quem recorrer,
     A quem implorar, mas que ainda encontram forças
     Para elevar aos céus o rosto amargurado
     E silencioso de tanto sofrer.
     Concedei a paz aos que elevam a vós, ó Pai,
     A fraca luz de seus olhos já cansados
     De procurar e nada encontrar.
     Concedei a paz
     Aos que já não acreditam na bondade humana
     E somente em vós buscam refúgio e proteção,
     Clamando noite e dia:
     Senhor, meu deus, de dia clamo a vós,
     E de noite vos dirijo o meu lamento.
     Chegue até vós a minha prece,
     Inclinai vossos ouvidos à minha súplica.
     A minha alma está saturada de males,
     E próxima da região dos mortos a minha vida (Sl 87, 2ss).
     Neste dia, Senhor,
     Ensinai-nos o acolhimento,
     O respeito pela dignidade de cada um,
     Sabendo que a elevação do outro é a elevação de nós mesmos.
     Mais que mensageiros da paz,
     Fazei-nos construtores da paz,
     Da alegria, da concórdia e da união.
     Seja cumprida a vossa promessa:
     De suas espadas eles forjarão relhas de arado,
     E de suas lanças, foices. 
     Uma nação não levantará a espada contra a outra,
     e já não se adestrarão para a guerra (Isaías, 2,4).

===================================

               A música escolhida para acompanhar nossa meditação de hoje é "O Velhinho", de Octávio Fiho, na interpretação de Wilson Paim (música 8 do CD Natal Gaúcho, do próprio Paim).




               Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário