sexta-feira, 13 de abril de 2012

GALERIA SERTANEJA – CACHOEIRA, PIZZA E IMBRÓGLIO (CPI)



Muitos ensinam o que adquiriram com o estudo, não com a conduta,
e assim o que pregam com a palavra destroem com o seu modo de vida.
(S. Gregório Magno)



Amigas e Amigos,

Depois de uma comissão de notáveis ter proposto a regulamentação das casas de prostituição para que policiais corruptos não se aproveitem dos distintos donos desses estabelecimentos, fica a possibilidade de encontrarmos daqui a pouco uma proposta de regulamentação do jogo de bicho para que os empresários da sorte zoólatra não sejam, também, perturbados.

         Notícia do portal G1 diz que houve mudança no texto para criação de uma comissão mista para averiguar o envolvimento de “agentes privados” com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A matéria no referido portal informa que:
Parlamentares iniciaram nesta quinta-feira (12) a coleta de assinaturas para a criação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará as relações de políticos com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, sob a acusação de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás. [...]  PSDB, DEM e PMDB protestaram contra a versão inicial e pediram ainda que a CPMI também investigasse fatos relacionados à Operação Vegas, feita pela PF em 2009, que também apurou negócios ilegais comandados por Cachoeira. Após uma reunião no gabinete do líder do PMDB na noite de quarta (11), foi construída a versão final do texto. A redação afirma que a comissão será destinada a “investigar num prazo de 180 dias, práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, com o envolvimento do senhor Carlos Augusto Ramos, conhecido vulgarmente como Carlinhos Cachoeira, e agentes públicos e privados.” [...] De acordo com o requerimento, a CPMI será formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, e o mesmo número de suplentes. A maioria é absoluta do governo: somente 6 dos 30 titulares pertencerão a partidos de oposição. O requerimento prevê o funcionamento da comissão por 180 dias. O limite para despesas da CPI será de R$ 200 mil. A previsão dos líderes é de que o requerimento só seja protocolado na próxima terça-feira (17), já que o Congresso fica esvaziado a partir das quintas-feiras e isso poderia prejudicar a coleta de assinaturas.

         A forte vontade que motivou o início do movimento pela CPI parece estar ensombrecida pelo novo rumo, pois, mesmo mantendo o foco no suposto envolvimento do senador Demóstenes com jogos de azar no estado de Goiás, adquiriu um escopo maior, abarcando outras investigações. Esse novo texto pode levar a investigação do envolvimento de personalidades do governo federal anterior, que poderão aparecer muito “ligadas” ao empresário zoômano.

Fonte: Humor Político. Charge de Alecrim.

         Como sempre, se o envolvimento de “amigos” for maior do que a “fritura” previamente combinada para dar idéia de moralidade na esplanada, os representantes do povo não hesitarão em encomendar mais uma pizza, final previsível para o decurso dos 180 dias que retirarão, sem muitas dúvidas, mais R$ 200 mil dos cofres públicos (não vislumbro dúvidas de que a comissão saberá consumi-los). Até lá, senadores e deputados que trabalham de terça a quinta-feira – desde que a semana não tenha feriados – terão na falta de quorum um bom motivo para trabalhar menos e viajar mais para “acompanhar as bases”.

         A notícia relacionada a essa CPI que mais me surpreendeu hoje foi a negativa, no STJ, do pedido de liberdade para Carlinhos Cachoeira, preso em penitenciária de segurança máxima em Mossoró-RN. A alegação da defesa é que o contraventor (que ou quem é autor de uma contravenção, que infringe leis ou regulamentos) não tem antecedentes como criminoso (que ou quem comete alguma falta, não necessariamente punível, porém condenável por uma ou mais pessoas ou pela sociedade).

         A música escolhida para esta Galeria com viés zoológico é "Liga dos Bichos", de Capitão Furtado, Alvarenga e Ranchinho.

=========================================

LIGA DOS BICHOS
                                             Cap. Furtado, Alvarenga e Ranchinho


Já formaro a sociedade
Protetor dos animais
Enquanto os bichos forgueti
A gente anda pa trás
Esse mundo tá virado
Tem coisa que não se atura
A gente passa apertado
E os bicho passa fartura

Os bicho tem sociedade
Adonde tem protetor
Na família do seu Galo
Tem muito Pinto doutor
Já vi Leitão professor
Vi Aranha de talento
Mas o que me deixou besta
Foi ver Cavalo Sargento

Também vi Coeio fardado
Oficiar de longo curso
E na crasse dos artistas
Tenho visto muito Urso
Pra chegar a capitão
A gente quase se mata
E os bicho sobe na vida
Tem até major Barata

Da maneira que vai indo
Tô vendo que não demora
Os burro monta na gente
E ainda chama na espora
Vou se embora pro sertão
Não vorto aqui nunca mais
Que lá num tem sociedade
Protetor dos animais

=========================================

         Nessa Galeria, a interpretação hoje é da saudosa dupla Alvarenga & Ranchinho. 



         Um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário