sexta-feira, 27 de abril de 2012

GALERIA SERTANEJA – UMA LAMBANÇA E A ÚLTIMA LEMBRANÇA



Não existe outra via para a solidariedade humana

senão a procura e o respeito da dignidade individual.

(Pierre Lecomte Du Nouy)





Amigas e Amigos,


A bandidagem começa a ultrapassar todos os limites imagináveis. Ou talvez a máxima de que ladrão não rouba ladrão esteja sendo respeitada em toda sua amplitude, pois como entre os ricos está cada vez mais difícil identificar quem não esteja envolvido em algum “esquema”, os bandidos, na dúvida, estão buscando vítimas entre os mais pobres.


A matéria do portal G1 sobre um assalto a garis, no horário de trabalho, na Bahia é, no mínimo, chocante. Diz a notícia que:
Três garis que faziam a coleta de lixo na noite de quinta-feira (26) na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foram roubados por homens armados que cercaram o caminhão de lixo. Os suspeitos levaram dinheiro e pertences dos garis e do motorista do caminhão. O assalto ocorreu no Conjunto Feira Nove. De acordo com testemunhas, seis homens armados cercaram o caminhão de lixo e saquearam os garis. “Quando o condutor estava parado e os coletores estavam coletando o lixo, apareceram os bandidos do nada, eram seis bandidos fortemente armados, tinha um com escopeta, dois com um 38 [revólver], tinham dois com pistola”, afirmou uma testemunha que prefere não ser identificada. Segundo o delegado Ricardo Brito, chefe da Polícia Civil em Feira de Santana, o caso foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos da cidade. Por causa do assalto, parte da coleta não pôde ser feita na quinta-feira. O gerente operacional da empresa de coleta disse nesta sexta-feira (27) que os funcionários estão receosos de trabalhar nos bairros onde a violência é maior, e que já pediu providências à prefeitura da cidade. “Pra gente acionar toda vez que for necessário, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para proteger os nossos funcionários”, disse Rodrigo Lopes, gerente da empresa de coleta de lixo de Feira de Santana. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos do município, esta não foi a primeira vez que uma equipe de agentes de limpeza foi agredida. Em 2012, outras quatro situações de violência já foram registradas contra agentes durante o trabalho. A comunidade ficou assustada. “Eu acho um absurdo, nem os garis mais estão se livrando”, afirma a manicure Sandra Silva.



         Fico imaginando como os seis marginais repartiram a “féria” arrecadada junto a três empregados encarregados da coleta de lixo em Feira de Santana. Faz-se cada vez mais urgente uma resposta de quando este país deixará de tratar bandidos com tantas regalias, pois para esses tipos a grande motivação para o crime está na impunidade ou na certeza de que, mesmo recebendo pena máxima, passarão pouco tempo detidos, e, nesses períodos, serão sustentados pelos exagerados impostos cobrados de cada cidadão brasileiro.

          Como essa postagem é de Galeria Sertaneja, é necessário que, mesmo pensando nas “facilidades” oferecidas para a bandidagem, se separe um momento para um bom momento poético e musical. Para isso, a música escolhida hoje é de Luiz Meneses – poeta, autor, radialista, produtor e apresentador de TV, que nasceu em Quaraí-RS e morreu em 2005 – e tem por título “Última Lembrança”, com a letra logo abaixo.


=========================================


ÚLTIMA LEMBRANÇA

                                  Luiz Meneses


Eu hei de amar-te sempre, sempre além da vida


Eu hei de amar-te muito além do nosso adeus


Eu hei de amar-te com a esperança já extinguida


De que meus lábios possam ter os lábios teus.



Quando eu morrer permita deus que nesta hora


Ouças ao longe o cantar da cotovia


Será minh'alma que num canto triste chora


E nessa mágoa o teu nome pronuncia.



Eu viverei eternamente nos cantares


Dos pobres loucos que dos versos fazem o ninho


Eu viverei para a glória dos pesares


Onde quase sucumbi nos teus carinhos.



Eu viverei no violão que a noite tomba


Ante a janela da silente madrugada


Eu viverei como uma sombra em tua sombra


Como poesia em teu caminho derramada.



Eu viverei eternamente nos cantares


Dos pobres loucos que dos versos fazem o ninho


Eu viverei para a glória dos pesares


Onde quase sucumbi nos teus carinhos.



Nem mesmo o tempo apagará nossos amores


Que floresceram de uma ilusão febril e mansa


Eu viverei como uma sombra em tua sombra


Mas te levando em minha última lembrança.



=========================================


Nessa Galeria, a interpretação dessa valsa de Luiz Meneses é do grupo Os Fagundes, com destaques para as vozes de Neto Fagundes e Ernesto Fagundes.



         Um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário