Minha amiga e meu amigo!
Dia 25 de outubro, um dia especial para todos nós brasileiros pois celebramos o primeiro santo nascido no Brasil (em Guaratinguetá (SP): Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o nosso Frei Galvão, beatificado pelo saudoso Papa João Paulo II, em 1998, e canonizado pelo Papa Bento XVI, em 2007
Estamos na segunda-feira que antecede as eleições para Presidente da República e para Governadores, em alguns Estados. Festejamos, hoje, o Dia da Democracia, pois nos é dada a oportunidade de participar efetivamente da vida política de nosso País.
Na página (Internet) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – http://www.ibge.gov.br/, encontramos uma breve citação que diz:
Os regimes democráticos se baseiam nos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. A liberdade é entendida como a não interferência da autoridade na esfera dos interesses privados. Igualdade seria a ausência de privilégios e fraternidade é alcançada quando se instaura uma comunidade politicamente solidária, com indivíduos iguais e livres.
Não raras vezes, como governados ou como governantes – em qualquer nível de poder – nos esquecemos da vivência em plenitude dos ideais democráticos.
Um dia importante nesta semana é o domingo!
Afinal de contas, no domingo estaremos festejando o “Dia das Bruxas” – festa, conhecida como Hallowen, que chegou ao nosso país pela influência da cultura americana, através da televisão e dos cursos de língua inglesa, ao comemorarem esta data com os alunos – e o “Dia do Saci” – criado em 2005, com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil e de valorização do folclore nacional. E você pode escolher, sem votar, se prefere a Bruxa – da festa americana – ou o Saci – do nosso folclore brasileiro.
Enquanto você busca se definir, deixo, abaixo, um pouquinho de música sobre o folclore. De Tarcísio Capistrano, com Marinês, "Saci Pererê" (gravação de 1977):
Num dia como esse, só resta recomendar: não desperdice sua escolha e tenha uma ótima semana!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário