segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROSA DE DOMINGO - Eleições 2010

     Minha amiga e meu amigo!
     No próximo domingo, os brasileiros voltam às urnas. Na principal decisão, será escolhido o Brasil dos próximos quatro anos. Independente do candidato escolhido, acredito que as mudanças serão, como sempre tem acontecido, maiores nas propagandas instituicionais. Os escândalos, abafados pelos envolvidos e jamais explicados, que acompanham nossos dias desde tanto tempo (sempre?), parecem que continuarão acontecendo e sem explicações.
     Para você que ainda está em dúvida sobre qual o melhor dos candidatos (o menos pior também pode ser uma opção), lembro de uma citação da nota da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do dia 16 de setembro:
...incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
     No dia 8 de outubro, a CNBB, em nova Nota, ratificou essa recomendação, quando manifestou sua não indicação de qualquer candidato: 
Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
     E aí? Você já estava pensando em tudo isso? Tem alguma expectativa de que o candidato, ou candidata, que você escolheu tem compromisso com o respeito incondicional à vida? Você conhece bem o que ele, ou ela, pensa da família? Sabe qual o compromisso dele, ou dela, com a liberdade religiosa? E com a dignidade humana?
     Se você já tem respostas - positivas - para as questões acima, parabéns pelo seu voto consciente!  Agora, se não conseguiu responder alguma delas, ainda tem uma semana ( pena que a falta de ética tomou conta da propaganda eleitoral e ela não vai ajudar muito) e alguns debates.
     Se ainda ficarem muitas dúvidas, visite o portal, na Internet, da CNBB - http://www.cnbb.org.br/ - e leia as notas oficiais (e não as versões deturpadas apresentadas nas propagandas) para mais orientaçoes.
     Para acompanhar suas reflexões, convido Zé Mulato & Cassiano para uma bonita mensagem cantada para
uma boa decisão no decorrer desta semana. E só clicar no link abaixo.

     E domingo: boa eleição para nós e para o Brasil!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário