quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GALERIA SERTANEJA - As águas do São Francisco

Amigas e Amigos!

        Hoje, a música escolhida fala de São Pedro, associado a crença popular de que ele é o responsável por abrir e fechar as "torneiras do céu". E fala de São Pedro porque hoje é o dia da Solenidade de Dedicação das Basílicas dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

        A música de hoje, que tem por título "As águas do São Francisco", foi composta por Gino, Geno e Otávio Pimentel, e a interpretação escolhida é da dupla Gino & Geno, citada no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (http://www.dicionariompb.com.br) como uma dupla em que:
Um de seus maiores sucessos foi "As águas do rio São Francisco", de Gino, Geno e Otávio Pimentel, gravada originalmente em 1981 e relançada em 1999 pela EMI na série "Raízes sertanejas". Em 2003, tiveram participação especial, juntamente com Borghettinho, na música "Paixão dupla", de Lourival dos Santos, Chicão Pereira e Pardinho, no álbum "Meu Reino encantado II", de Daniel.
      Sebastião de Almeida, o Gino, e Geraldo Alves, o Geno, iniciaram uma tímida carreira na década de 70 e fizeram uma pausa na carreira após algum tempo, já com alguns sucessos. Conforme o site Letras (http://www.letras.com.br):
Gino & Geno voltaram à ativa de forma avassaladora, fazendo mais sucesso que no passado, chegando a gravar, inclusive, dois DVD´s. Nos anos 2000, Gino & Geno emplacaram grandes sucessos, iniciando com o hit Coração Cigano, que contou com a participação da dupla Rick & Renner.
      Para que você possa cantar junto com Gino & Geno, logo abaixo, essa é a sua letra:

AS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

As águas do São Francisco estavam por cima da ponte
Este é o grande motivo que eu não pude atravessar
Mas isso eu achei foi bom, fui obrigado a voltar
Pra casa do meu amor,  passei a noite por lá
Fiquei a noite inteirinha
Ao lado da moreninha, esperando as águas baixar
Enquanto as águas baixava, eu tomava café quente
Muitos beijos e abraços, aumentava o amor da gente
E eu pedindo ao São Pedro, que aumentasse a enchente:
São Pedro eu estou gostando
As águas pode ir aumentando,  meu amor fica contente

Falado:
" É meus amigos,
as águas do São francisco me impediram de
atravessar a ponte
e eu voltei pra casa do meu amor,
e isto eu achei bom demais".



      E por aqui terminamos mais uma Galeria Sertaneja. Deixe sua opinião na parte de "Comentários" abaixo para que possamos melhorar nossas publicações.

      Um grande abraço e até a próxima!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário