Amigas e Amigos!
Ao ler, pela manhã, o Correio Braziliense, encontrei um destaque negativo para a área de saúde. Dizia o jornal sobre o aumento da dengue no Distrito Federal mais de 2.800%, como você pode acompanhar na Internet em http://www.correiobraziliense.com.br/, que:
Este ano, 12.363 brasilienses sofreram com os sintomas da doença. Apesar das sete mortes registradas de janeiro a novembro últimos, todos os fatores que levaram ao crescimento do surto continuam, como a falta de agentes e de cuidados da população [...] O início de uma nova temporada chuvosa traz novamente a preocupação com a dengue. Principalmente porque todos os fatores que levaram à epidemia registrada este ano permanecem sem solução. Seriam necessários pelo menos 1,2 mil agentes de Vigilância Ambiental para percorrer as casas e orientar a população sobre as formas de prevenção contra a doença. Mas o Distrito Federal conta apenas com 500 fiscais, menos da metade do contingente recomendado pelo Ministério da Saúde para uma região com mais de 2,4 milhões de moradores. E não há previsão para ampliar esse quadro de pessoal.
À noite, no Jornal Nacional (disponível em http://g1.globo.com/jornal-nacional), é apresentada uma reportagem sobre o risco de surto de dengue em 24 municípios brasileiros, além de 154 municípios em situação de alerta.
No dia 2 de dezembro, recebi um e-mail (em cantodaterra@gmail.com), da amiga Ana Maria, que acompanha nosso programa Canto da Terra desde o início, no final do ano de 2003, com uma "receita" para matar mosquitos, inclusive os da dengue. Ainda não experimentei o método ecológico, mas já vou repartindo com vocês, pois acredito que poderá ser útil.
=====================================================
COMO MATAR MOSQUITOS DE FORMA ECOLOGICAMENTE CORRETA
Na luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.
É necessário:
200 ml. de água
50 g. de açúcar mascavo
1 g. de levedura (fermento biológico de pão, encontrado supermercado)
1 garrafa plástica de 2 litros
Com os itens acima, seguir os seguintes passos:
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo.
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.
Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências.
NÃO SE ESQUEÇA DA DENGUE!
=====================================================
Para nos lembrarmos de um tempo onde água parada não chegava a preocupar tanto, tempo em que os mosquitos incomodavam mais pelo barulho chato que produziam e menos pelas doenças que carregavam, vamos ouvir Irídio & Irineu, cantando de João Gonçalves e Produtor, "Bica d'água".
Espero que aproveitem as "dicas" de hoje e que tenham gostado da música escolhida. Continuo aguardando, sempre, seus comentários logo abaixo, que serão muito bem-vindos!
Um grande abraço e até o próximo "Abrindo a porteira"!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário