Amigas e Amigos,
No página de notícias do portal UOL (http://www.uol.com.br/), uma notícia para preocupar a todos que estão pensando em viajar nas próximas férias. A previsão é de tempo não muito bom sobre os aeroportos conforme pode-se observar na matéria que diz:
Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro, representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e lideranças dos sindicatos dos aeroviários e aeronautas não chegaram a um acordo sobre o percentual de reajuste salarial que será dado aos trabalhadores. Por conta disso, as duas categorias entrarão em greve a partir do dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal. [...] Se realmente ocorrer, será a primeira vez que aeronautas (que trabalham em voo) e aeroviários (trabalhadores em solo) paralisam conjuntamente, em nível nacional.
Enquanto lia essa notícia, lembrei-me de outra publicada no mesmo portal no dia 22 de novembro, passado, que dizia:
A diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Amaral, afirmou na manhã desta segunda-feira (22) que o setor estará comprometido a melhorar o atendimento aos passageiros durante a alta temporada – de 1º de dezembro a 31 de janeiro – para evitar problemas no serviço. Entre as medidas adotadas estão a proibição de as empresas aéreas praticarem o overbooking e o corte das férias dos funcionários da agência na segunda quinzena de dezembro. [...] Em seu comunicado, a Anac acrescentou também que nos principais aeroportos brasileiros estarão disponíveis aos passageiros cartilhas informativas.
Parece que as "cartilhas informativas" citadas acima serão de grande utilidade, pois todos terão na leitura uma forma de passar o tempo até aparecer algum voo que permita começar as férias.
E aí lembrei de um "causo" do Luiz Odilom Pereira Rodrigues, que pode ser encontrado em seu livro "Entrevero de Causos", publicado pela Martins Livreiro, em 1984 (4ª edição). Esse causo eu apresentei no dia 31 de maio de 1997, no programa "Chimarreando com Deus", da minha amiga Zélia Caetano Braun, na Rádio Aliança FM, de Porto Alegre-RS. Naquele tempo, os funcionários eram bem mais "dedicados".
=============================================
Seu Alcides Souza, funcionário aposentado da RFFSA, é figura das mais estimadas no Alegrete.
Assíduo freqüentador do clube Cassino, é atleta com lugar cativo no carteado mais baratinho, o currupa.
Querendo sair do jogo, por azar ou por algum outro compromisso, usa sempre o seguinte monólogo:
- Vai timbora, Souza; vai dar milho para os teus pintos, Souza.
Certo dia, Alcides ainda estava na ativa, o Nero Oliveira foi a estação férrea levar um amigo que ia para Quaraí. Eram 4 horas da tarde de um dia terrível de quente em pleno fevereiro. Lá encontra seu Souza completamente uniformizado e com um sobretudo de lã por cima.
Surpreso, Nero indaga:
- Mas Alcides, tu não estás com calor?
- Mas bah! - responde ele - Estou pegando fogo, mas os homens (início do governo Jânio Quadros) estão dando um duro danado. Olha só esta ordem de serviço que recebi.
Dito isso, passou um papel para Nero, que o leu: "Os funcionários da RFFSA devem usar uniforme completo, sobretudo no horário de trem de passageiros"...
=============================================
Para animar ainda mais a nossa Tertúlia de hoje, vamos ouvir Pena Branca e Renato Teixeira, cantando de Xavantinho, a divertida "Suite do Trem". No primeiro vagão, vem o "Trem das Gerais"; no segundo vagão, se encontra a "Maria Louca", e no terceiro vagão, viaja o "Zé Granfino". É só clicar na "estação" abaixo e iniciar a viagem.
Aproveite o espaço para comentários e deixe suas observações sobre a publicação de hoje.
Um grande abraço e até nossa próxima Tertúlia Nativa, aqui nesse blog do Programa Canto da Terra!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário