terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - D. JOÃO NO VATICANO

Amigas e Amigos!

          Ainda aproveitava minhas férias, passeando pela capital de todos os gaúchos, e fui visitar meu amigo Dom Remídio José Bohn, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, na Cúria Metropolitana.  Por intermédio de D. Remídio soube que D. João Braz de Aviz, que já marcou a Arquidiocese de Brasília por sua entrega pastoral como Arcebispo, era o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Seu antecessor, o arcebispo esloveno Franc Rodé, renunciou (o pedido de renúncia foi aceito pelo Papa Bento XVI no dia 4 de janeiro passado) ao cargo por limite de idade.



          Sobre D. João Braz de Aviz, diz o portal de Arquidiocese de Brasília (http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/) que:
Natural de Mafra-SC, nascido no dia 24 de abril de 1947, é um dos 8 filhos do casal João Avelino de Aviz e Juliana Hacke de Aviz, ambos falecidos. Ainda na infância, a família veio para Borrazópolis, pequeno município do Norte paranaense. Aí se criou juntamente com os irmãos. Prestes a completar 11 anos, foi encaminhado, em 21 de abril de 1958, ao Seminário Menor São Pio X, dos padres do PIME - Pontifício Instituto das Missões Exteriores, em Assis-SP, onde estudavam na época os seminaristas menores da diocese de Londrina. Com a criação, em março de 1964, da Diocese de Apucarana, para ela se transferiu, de vez que a Paróquia Imaculada Conceição de Borrazópolis passou à jurisdição da nova diocese. Seus estudos de filosofia foram feitos no Seminário Maior Provincial Rainha dos Apóstolos, em Curitiba. Transferiu-se, a seguir, para Roma, onde obteve, na Pontifícia Universidade Gregoriana, a licenciatura em Teologia. Ordenou-se presbítero na Catedral de Apucarana, no dia 26 de novembro de 1972. Entre os encargos pastorais exercidos contam-se: pároco de várias paróquias; diretor espiritual e reitor do Seminário Maior-Instituto de Filosofia de Apucarana; diretor espiritual no Seminário do Ipiranga-SP, e reitor e professor de Teologia Dogmática no Instituto Paulo VI, de Londrina-PR. De 1989 a 1992 esteve novamente em Roma, estudando na Pontifícia Universidade Lateranense para o doutorado que obteve em Teologia Dogmática. Eleito bispo auxiliar de Vitória, recebeu, dia 31 de maio de 1994, em Apucarana, a ordenação episcopal. Todos sejam um (Jo 17, 21) é o lema de sua missão de bispo. Empossado a 9 de junho do mesmo ano, permaneceu na capital do Espírito Santo por 4 anos.Recebeu a nomeação em 12 de agosto de 1998, de bispo diocesano de Ponta Grossa, sede que assumiu no dia 15 de outubro daquele ano. Aos 17 de julho de 2002, surpreendeu-o a comunicação de sua transferência para Maringá, onde tomou posse como 3º arcebispo de Maringá, no dia 4 de outubro de 2002. No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II para Arcebispo Metropolitano de Brasília onde tomou posse dia 27 de março do mesmo ano.
           A missa de despedida de Dom João está marcada para o dia 13 de fevereiro próximo e dentre as homenagens que receberá, vale destacar a participação nessa missa do Coral de Mil Vozes. Esse Coral se apreentou na missa de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado Brasília, e está ensaiando, desde o fim-de-semana passado, todos os sábados de 10h às 1h na Catedral de Brasília.

           A nossa oração de hoje é na esperança de que o Espírito Santo continue agindo em D. João nessa nova missão a ser exercida no Vaticano. Recordando o lema episcopal de nosso Arcebispo - Ut unum sint (que todos sejam um) -, rezemos uma Oração proposta para o primeiro dia da Semana pela Unidade dos Cristãos de 2011:

=================================================
ORAÇÃO
Deus Todo-poderoso e Misericordioso,
Com grande poder
Reuniste os primeiros cristãos na cidade de Jerusalém,
Pelo dom do Espírito Santo,
Desafiando o poder terreno do Império Romano.
Concede-nos que,
Como essa primeira Igreja de Jerusalém,
Possamos unir-nos corajosamente na pregação
E na vivência das boas novas da reconciliação e da paz,
Onde houver desigualdade e injustiça.
Pedimos em nome de Jesus,
Que nos liberta da escravidão do pecado e da morte.
Amém!
=================================================


           Para acompanhar nossa oração de hoje, que poderá ser repetida ao longo dos próximos dias, sugiro ouvirmos a bela canção do Pe. Ezequiel Dal Pozzo, "Não estou só", na interpretação do próprio autor.

         

           Encerrando nosso primeiro Oratório Campeiro, nesse blog do programa Canto da Terra, desejo que a Paz de Cristo permaneça conosco! Até o próximo.

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário