terça-feira, 5 de abril de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - EMBROMANDO A EDUCAÇÃO

Amigas e Amigos!

                No próximo dia 7 de abril, é celebrado São João Batista de La Salle, que nasceu na França (em Reims), no ano de 1651. Era doutor em Teologia e fundou a Congregação Irmãos das Escolas Cristãs, que se estabeleceu no Brasil em 1907, inicialmente no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. São J.B. de La Salle morreu em uma Sexta-feira Santa em 1719 e foi proclamado, posteriormente, “Padroeiro celeste de todos os educadores”.



                Hoje, no caderno “Eu, estudante”, do Correio Braziliense (www.correioweb.com.br), foi publicado que a população brasileira poderá ser consultada sobre um possível – mas não muito provável – aumento de verba para a educação, com base em informação da Agência Câmara, onde se lê que:
A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 11/11, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que prevê a realização de plebiscito em 2012 para saber se os brasileiros são favoráveis ou não à obrigatoriedade de aplicação do percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, por parte da União, de estados e de municípios. Em 2009, o investimento público em educação foi de 5,7% em relação ao PIB (1,2% da União, 2,4% dos estados e 2,2% dos municípios), de acordo com dados do Inep/MEC. Ivan Valente afirma que a ampliação dos recursos para a educação é uma medida urgente e necessária para elevar a qualidade do ensino e garantir a todos os brasileiros o direito à educação. Ele lembra que essa é uma reivindicação da Conferência Nacional de Educação (Conae), mas “parece não sensibilizar” o Poder Executivo

                Enquanto o “mico da educação” vai pulando de um ombro para outro, nada se resolve e vai ficando “tudo como antes no quartel d’Abrantes”. Se tudo correr (muito) bem, em 2012 responderemos o óbvio em um plebiscito (ou alguém no Psol ou em qualquer outro partido tem alguma dúvida) sobre a utilização de 10% do PIB, em vez dos míseros 5,7% atuais que faz a educação estar nos níveis em que se encontra. Não está pior (como se esperaria dado o descaso com que é tratada nos meios públicos) pela abnegada dedicação dos professores, tantas vezes achincalhados tanto pelas autoridades quanto por seus representantes, não raras vezes à serviço dessas mesmas autoridades.


                Depois da consulta popular, nossos ilustríssimos representantes – como sói acontecer –, com a agilidade dos que produzem trabalhando apenas de terças às quintas-feiras, redigirão, corrigirão e, novamente, redigirão o texto do projeto – até que o executivo sinalize que podem continuar – e, com requintes de crueldade, encaminharão para aprovação algo que, provavelmente, nos fará perguntar – sem esperar qualquer resposta – para que foi feito o plebiscito.

                São João Batista de La Salle, que vê na categoria dos seus afilhados tanta dedicação, possivelmente, contempla a expressão envergonhada de São Thomas More com os seus. Proponho, esta semana, dedicarmos nossa oração a São João Batista de La Salle, com a sugestão abaixo.

=======================================
ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

Ó Deus,

Que escolhestes São João Batista de La Salle

Para a educação cristã dos jovens,

Suscitai na vossa Igreja

Educadores que se consagrem inteiramente

A formação humana e cristã da juventude.

Amém.
=======================================


                A música deste Oratório Campeiro, para homenagearmos os professores, é “A professora e a palmatória”, de Rita de Cássia, com o grupo Rabo de Saia.


                Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário