sábado, 9 de abril de 2011

FOGÃO DE LENHA - DE BRAVATAS E ESPINHAÇO

Amigas e Amigos!

                  Depois do comentário de ontem sobre o massacre na escola em Realengo, no Rio de Janeiro-RJ, uma notícia chocante é encontrada no “cotidiano” da Folha de São Paulo (http://www.folha.uol.com.br), hoje, narrando a ameaça a estudantes na Universidade Federal do Ceará, feita por um policial – aluno da instituição – que estava armado.

                  Como nesse caso não houve mortes, provavelmente, será encomendada mais uma “pizza” e tudo, logo, será esquecido. E, se daqui a pouco, essa arma servir para algo mais do que apenas ameaças, estarrecidos, perguntaremos buscaremos explicar a situação. Conforme a matéria da Folha, agora não houve disparos, mas:
Um escrivão da Polícia Civil foi detido na tarde desta sexta-feira em Fortaleza, no campus Pici da UFC (Universidade Federal do Ceará), após supostamente sacar a arma e ameaçar estudantes. Segundo o delegado Francisco Braguinha de Souza, o policial, que estuda engenharia metalúrgica, parou o carro em um lugar que atrapalhava a saída de veículos em um estacionamento do bloco de engenharia. Um grupo de alunos protestou e pediu ao policial que tirasse o carro do local, mas ele se recusou e entrou no prédio, segundo um estudante de engenharia elétrica que não quis se identificar. Quando o policial voltou, por volta de 17h, encontrou o veículo riscado, com três pneus murchos e um recado no parabrisa com a palavra "otário", segundo Souza. O suspeito teria então entrado no carro e sacado a arma, perguntando "Quem é o otário agora", afirmou o delegado. A segurança universitária foi chamada e acionou a polícia. O homem teve a arma apreendida e foi levado ao 10º DP, onde foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência --para infrações de pequeno potencial ofensivo. Segundo Souza, o escrivão vai responder pelo ato nas esferas criminal e administrativa, sob suspeita de uso inadequado da arma. A Polícia Civil também enviou policiais ao campus para identificar possíveis vítimas de ameaças do homem. "Um policial não pode fazer justiça com as próprias mãos. Ele deveria ter registrado boletim de ocorrência", disse o delegado Luiz Carlos Dantas.
                  Certamente, os “santinhos” responsáveis pelos atos de vandalismo envolvendo o carro do policial são merecedores de punição pois o que toscamente tentaram foi fazer justiça – a maneira deles – com as próprias mãos contra a possível arrogância do policial. O final da história só não foi bem pior porque ainda restou ao desiquilibrado aluno-policial alguma coisa que poderia ser associada a controle.


 
                  Tudo o que eu queria hoje - mas não foi possível deixar de comentar o "potencial massacre" da UFC - era sugerir, aqui no Fogão de Lenha, que aproveitássemos esse último fim de semana, antes da Semana Santa, para preparar um prato típico do Rio Grande do Sul: o Espinhaço de Ovelha com Arroz.

========================================

ESPINHAÇO DE OVELHA COM ARROZ

Ingredientes:

1 kg de espinhaço de ovelha limpo

1 cebola grande picada

4 tomates picados

2 colheres (sopa) de óleo

2 xícara de arroz

Água fervente

Algumas folhas de manjerona

2 dentes de alho picado

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave os espinhaços, corte em pedaços.

Misture sal, alho e pimentas do reino até formar uma pasta.

Esfregue bem nos pedaços de carne.

Aqueça o óleo em uma panela.

Junte o espinhaço e deixe dourar ligeiramente

Acrescente o manjericão.

Junte um pouco de água e cozinhe até amaciar a carne.

Junte a cebola e os tomates, deixando fritar um pouco.

Acrescente arroz e frite, mexendo sempre,

Coloque 4 xícaras de água fervente.

Verifique o tempero e acerte, se necessário.

Cozinhe em fogo brando até o arroz ficar macio.



========================================

                  Para acompanhar a iguaria do Fogão de Lenha, aqui no Canto da Terra, sugiro a música “Churrasqueando”, com o Grupo Rodeio.



                  Um grande abraço e até o próximo!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário