terça-feira, 14 de junho de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - SANTO ANTÔNIO! CADÊ A EDUCAÇÃO?

Quem não pode fazer grandes coisas,
faça ao menos o que estiver na medida de suas forças;
certamente não ficará sem recompensa.
(Santo Antônio)



Amigas e Amigos,

                A breve e intensa vida de Santo Antônio foi marcada, em seus pouco mais de 35 anos, por iniciativas que o fazem venerado por arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. As atitudes desse Santo em favor dos pobres e famintos deram origem a uma forma de caridade conhecida como “Pão de Santo Antônio”, renovada a cada ano a partir de sua festa. Santo Antônio foi canonizado em 1232, ano seguinte ao de sua morte, pelo Papa Gregório IX.




                O Oratório Campeiro de hoje é dedicado a Santo Antônio, que marcou o dia de ontem com sua festa litúrgica e foi motivo para inúmeras comemorações populares nos últimos dias. Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, batizado com o nome de Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, e morreu em Pádua, Itália. Por conta dessas localidades européias, Santo Antônio é venerado em Portugal como Santo Antônio de Lisboa e na Itália, como Santo Antônio de Pádua.

                Um acontecimento da vida de Santo Antônio ocorreu sem qualquer planejamento quando, viajando para pregar no Marrocos logo após vestir o hábito franciscano, acabou por ação de um forte vendaval desembarcando na Itália. Foi para Assis encontrar o fundador da Ordem, São Francisco, que pela segurança demonstrada por Antônio o designou para lecionar teologia aos frades de Bolonha. Santo Antônio foi educador e é reconhecido como Doutor da Igreja.

                Falei dessa característica de Santo Antônio relacionada à educação para demonstrar preocupação com a condução desse assunto em nosso país. O nobre deputado federal Tiririca – que chegou a idade adulta com percebida dificuldade de leitura e escrita, provavelmente acreditando que se tivesse sido “motivado” financeiramente poderia ter freqüentado bancos escolares por um período suficiente para não ter sua alfabetização posta em dúvida – foi citado em matéria da Folha de São Paulo (www.folha.uol.com.br), hoje, pelos primeiro projetos apresentados à Câmara, conforme abaixo:
Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estréia no Congresso. Na última terça-feira, assessores de Tiririca (PR-SP) entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista. Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício. O palhaço teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado. Ele aceitou fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever e foi absolvido pela Justiça Eleitoral. No texto da proposta, Tiririca justificou que o benefício tem a "finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação". Em contrapartida, é exigido período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de freqüência.  [...] Desde que iniciou o mandato, Tiririca tem mantido uma atuação discreta na Câmara. Até agora, não fez nenhum discurso na tribuna nem relatou propostas de outro deputado. Na Comissão de Educação e Cultura da Casa, única em que o humorista é titular, colegas afirmam que ele nunca pediu a palavra.

                Para esta semana, como sugestão, vamos pedir a intercessão de Santo Antônio pela educação em nosso país, para que tenhamos um projeto abrangente, substituindo esses arremedos como a bolsa proposta pelo deputado e palhaço Tiririca ou como a cartilha “puxa-saco” proposta pelo Ministério da Educação.

================================
ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

Bondoso consolador Santo Antônio!
Nunca quem procurou o vosso auxílio
Deixou de ser atendido.
Humildemente vos suplicamos
Que nos auxilieis,
A nós e a todo o mundo,
Nas calamidades e nas aflições;
Preservai-nos da falta de arrependimento,
Da covardia e do desespero;
Afastai de nós
Toda a intolerância e toda a discórdia,
Amém!

================================

                Para fechar o nosso Oratório, a música escolhida é “Santo Antônio”, de J.Velloso (Joviniano José Velloso), na interpretação de sua tia Maria Betânia.


                Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário