Três coisas são necessárias para a salvação do homem:
conhecer o que se deve acreditar,
conhecer o que se deve desejar,
conhecer o que se deve fazer.
(S. Tomás de Aquino)
(S. Tomás de Aquino)
Amigas e amigos,
No dia 26 de julho comemoramos o Dia dos Avós e a Festa de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
Sobre o respeito com os mais idosos - os vovôs e as vovós -, encontrei no Diário Popular (http://www.diariopopular.com.br), de Pelotas-RS, uma matéria que pode ser usada como exemplo para nossos jovens. Diz o jornal que:
Para respeitar algo - seja opinião, serviço ou pessoa - é necessário conhecê-lo. Com este princípio, jovens a partir de 11 anos se reúnem semanalmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do São Gonçalo, onde encontram idosos com quem dividem experiências e praticam atividades. Lá, o dia dos avós é comemorado todas as terças-feiras. Mas, em função da data, o encontro teve significado ainda mais especial. Além do bolo em comemoração, cartazes homenageando os vovôs e vovós decoravam as paredes de uma das salas do Cras. Segundo a coordenadora da entidade, Mareli Schwank, durante o início das atividades havia estranhamento por ambas as partes. Situação invertida após dois meses da primeira reunião.
Na homenagem aos avós neste Oratório de hoje, lembro os avós de Jesus, com uma citação do portal das Irmãs Paulinas (http://www.paulinas.org.br):
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias. Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. [...] A princípio, apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.
E a oração para esta semana é pelo Vovôs e pelas Vovós.
==========================================
ORAÇÃO PELOS AVÓS
Deus de bondade,
Pai, Filho, Espírito Santo,
nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós.
Obrigado, Senhor,
por suas histórias bonitas, palavras amigas,
conselhos, carinho e amor por nós.
Nós agradecemos pelo ombro amigo,
pela cumplicidade com nossas brincadeiras,
por seus passos ao ritmo dos nossos,
pelo colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade.
Nós te pedimos para estas pessoas a quem tanto amamos,
muita saúde, paz e alegria.
Pedimos para elas
a graça de serem fiéis em cumprir a vontade de Deus,
na alegria e nos sofrimentos, como o foram Joaquim e Ana.
Nós te pedimos, Senhor,
que os abençoes com a mesma ternura com que nos abençoam.
Amém.
==========================================
A música de hoje é “Sítio do Vovô”, de Luiz de Castro e Muniz Teixeira, com (Arlino Cassol) Lourenço & Lourival (Antônio Cassol), de Ribeirão Preto-SP.
Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário