O homem não se conhece o suficiente para medir aquilo de que precisa.
(Corrado Álvaro)
Amigas e amigos,
Sexta-feira! E o Fogão de Lenha, aqui no Blog, continua influenciado pelo frio que anda fazendo em diversas regiões do país. Para amenizar o efeito desse frio, a sugestão de hoje é um Caldinho de Feijão, bem incrementado. É claro que se o frio não for tão intenso (e mesmo que faça calor), um Caldinho desses também vai acompanhar muito bem um encontro de amigos – ou alguma outra desculpa que se crie para elaborar e saborear essa iguaria.
Espero que a receita de hoje ajude a amenizar o problema apresentado em pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), onde foi constatado que o brasileiro se alimenta mal. Essa notícia encontrei no portal do Diário Popular (http://www.diariopopular.com.br/), de Pelotas-RS, hoje, com o seguinte teor:
O consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta tradicional com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) para mais de 90% da população, segundo o estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil realizado em parceria com o Ministério da Saúde e divulgado nesta quinta-feira (28). Já as bebidas com adição de açúcar, como sucos, refrescos e refrigerantes, têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos. O estudo também mostrou que a ingestão de alguns componentes de uma dieta saudável, como arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca, diminui à medida que aumenta o rendimento familiar per capita. Já o consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes se eleva. A ingestão de frutas, verduras e laticínios diet/light também aumenta com a renda. O consumo médio de calorias fora do domicílio correspondeu a aproximadamente 16% da ingestão calórica total e foi maior nas áreas urbanas, na região Sudeste, entre os homens e para indivíduos na faixa de renda familiar per capita mais elevada. Entre as prevalências de inadequação de consumo (percentuais de pessoas que ingerem determinado nutriente em níveis abaixo das necessidades diárias ou acima do limite recomendado) destacam-se o excesso de gorduras saturadas e açúcar (86% e 61% da população, respectivamente) e escassez de fibras (68% da população).
Depois de tanto ouvir falar que não sabemos, enquanto brasileiros, votar – parece que os resultados da urnas tornam cada vez mais evidente esse tipo de afirmativa –, será que seremos considerados incapazes de nos alimentar? A maior preocupação está no fato que melhoria nos rendimentos familiares tendem a piorar a qualidade da alimentação. Como reflexão pessoal, estou imaginando o quanto a falta de preocupação com educação neste país pode ser responsável por esses comportamentos desajustados? Ou será que educação não tem influência na conscientização do voto e na escolha de alimentos de qualidade? Continuarei pensando...
Enquanto penso, vou escrevendo, a seguir, uma forma de preparar um Caldinho de Feijão que, espero, será merecedor de elogios.
============================================
CALDINHO DE FEIJÃO
Ingredientes:
1 quilo de feijão preto
Água suficiente para cozinhar o feijão
500 gramas de lingüiça calabresa picada em cubos pequenos
500 gramas de lingüiça calabresa picada em cubos pequenos
2 ou 3 paios, sem pele, picados
200 gramas de bacon picado
200 gramas de bacon picado
3 ou 4 colheres (sopa) de azeite
4 cebolas picadas
4 dentes grandes de alho picados
2 xícaras de cheiro-verde picado
3 folhas de louro
4 dentes grandes de alho picados
2 xícaras de cheiro-verde picado
3 folhas de louro
Pimenta malagueta ou molho de pimenta a gosto
Sal a gosto
Modo de preparar:
Modo de preparar:
Deixar o feijão, pelo menos, 4 horas de molho;
Cozinhar o feijão e deixar amornar;
Cozinhar o feijão e deixar amornar;
Em uma frigideira grande, fritar o bacon no azeite;
Acrescentar a lingüiça calabresa, paio e as folhas de louro;
Completar o refogado com a cebola e o alho;
Bater no liquidificador o feijão com 1 xícara de cheiro-verde;
Com um pouco de feijão, bater também o refogado;
Retornar os ingredientes batidos para uma panela grande;
Acrescentar mais um pouco de água se necessário;
Acertar o sal. Colocar a pimenta;
Adicionar o restante do cheiro-verde.
Sugestão para servir:
Em canecas, com torresmo e cebolinha picada por cima.
Acompanhado por fatias de pão francês.
============================================
A música para parceria com o “caldinho” é “Feijão com Arroz”, de Iedo Silva, com o grupo Os Farrapos.
Um grande abraço e bom apetite!
Wilmar Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário