terça-feira, 2 de agosto de 2011

ORATÓRIO CAMPEIRO - O CURA D'ARS

Se impuseres a vida, fundarás a ordem;
 se impuseres a ordem, imporás a morte.
A ordem pela ordem é caricatura da vida.
(Antoine de Saint-Exupéry)




Amigas e Amigos,


               Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a absurda exigência de diploma específico para o exercício do jornalismo, encerrando uma disputa judicial que se estendia desde 2001, quando uma decisão provisória suspendeu a obrigatoriedade do diploma para registro profissional, em São Paulo.

               Ontem, dia 1º de agosto, o STF negou um recurso da Ordem dos Músicos do Brasil – para manter a exigência de filiação de quem quisesse trabalhar como músico – e dispensou músicos de registro profissional. Conforme o portal G1, ainda não é uma decisão abrangente, mas criou um precedente para outros músicos conseguirem a mesma dispensa.

               Na matéria do portal, pode-se encontrar que:
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (1º) que um músico de Santa Catarina não precisa ser filiado à entidade de classe para ter o direito de exercer a profissão. [...] No julgamento, os ministros rejeitaram, por unanimidade, recurso da Ordem dos Músicos que pretendia reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O TRF liberou o músico de Santa Catarina da obrigação de se filiar à entidade e pagar anuidade para ter o direito de trabalhar. Atualmente, a Ordem dos Músicos do Brasil concede a carteira de músico mediante aprovação em provas escrita e prática. Por lei, a carteira é exigida para que o músico possa atuar. A Ordem dos Músicos foi criada por legislação de 1960 com a finalidade de “exercer, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico”. A lei é contestada em outra ação que tramita no Supremo. [,,,] Para a relatora do caso, ministra Ellen Gracie, para restringir a atuação dos músicos seria preciso identificar risco à sociedade.

               Se essas decisões continuarem acontecendo, pode ser o início do fim das ordens caça-níqueis, preocupadas mais em tirar dinheiro fácil de seus filiados, sem qualquer retorno. A prova da OAB tem boas condições de ser enquadrada nesse tipo de decisão, afinal o “risco” que um advogado com a “carteirinha” pode oferecer à sociedade é o mesmo de um sem essa identificação. Será que as contribuições sindicais obrigatórias – e sem qualquer sentido – não poderiam pegar carona nessa aparente moralização do exercício de profissões.



               Enquanto isso, abre-se o espaço para a oração da semana. E a oração sugerida para hoje é de São João Maria Batista Vianney, que tem sua Festa no próximo dia 4 de agosto. João Vianney só foi freqüentar uma escola quando abriu uma em sua aldeia, ele já era adolescente e só permaneceu dois anos estudando, pois necessitava trabalhar no campo. Foi para o Seminário aos vinte anos de idade e sua falta de instrução se apresentou como um obstáculo para sua nova formação, por ser visto como um camponês rude. Mas era, ao mesmo tempo, um exemplo de obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo. Quando foi ordenado sacerdote, em 1815, foi considerado incapaz de guiar consciências, não estando, conseqüentemente, apto para confessar. Apesar disso, se transformou em um dos mais famosos e competentes confessores que a Igreja. A fama de seus dons e de sua santidade correu entre os fiéis de todas as partes da Europa e muitos acorriam para paróquia de Ars com um só objetivo: ver o cura (pároco) e, acima de tudo, confessar-se com ele. O corpo do Cura D’Ars, incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars, que se tornou um grande santuário de peregrinação e ele foi proclamado Padroeiro dos Sacerdotes e no dia de sua festa é celebrado o Dia do Padre.

======================================

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Eu Vos amo, meu Deus,


e o meu único desejo é amar-Vos



até ao último suspiro da minha vida.


Eu Vos amo, Deus infinitamente bom,


e prefiro morrer amando-Vos



que viver um só instante sem Vos amar.


Eu Vos amo, meu Deus,


e só desejo o Céu para ter


a felicidade de Vos amar perfeitamente.

Eu Vos amo, meu Deus,


e só temo o inferno porque aí nunca haverá



a doce consolação de Vos amar.


Meu Deus, se a minha língua


não puder estar sempre a dizer que Vos amo,



que o meu coração o diga



tantas vezes como quantas eu respiro.


Senhor, dai-me a graça de sofrer amando-Vos,


de Vos amar sofrendo,



e de um dia expirar amando-Vos



e sentindo que Vos amo.


E quanto mais me aproximo do meu fim,


mais Vos imploro a graça



de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.


Amem!

======================================


               A música de hoje é de Padre Zezinho, interpretada por ele mesmo, e tem por título “Trabalhadores”.


               Um grande abraço e que a Paz de Cristo permaneça conosco!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário