terça-feira, 30 de novembro de 2010

ORATÓRIO CAMPEIRO - O pescador Santo André

Amigas e Amigos!

        Hoje, 30 de novembro, é dia Santo André que, conforme o portal da Diocese de Santo André, SP, (http://www.diocesesantoandre.org.br/):
André foi o primeiro a ser chamado, portanto, o Protóclito (protos = primeiro + klitos = chamar). Recordemos como se deu este chamado: estava ele e seu irmão Cefas pela segunda vez na região do Jordão onde João Batista batizava, este exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Eis aquele que liberta da morte; eis aquele que destrói o pecado. Eu sou enviado, não como o esposo, mas como quem O acompanha (Jo 3,29). Vim como servo e não como mestre. Ouvindo estas palavras deixaram de seguir João Batista para acompanhar o próprio Cristo.
        Sobre a devoção a Santo André, encontrei em uma agência de notícias de Portugal (http://presspoint.pt/noticias) um registro sobre a devoção ao "pescador das almas", conforme transcrevo uma parte abaixo:
A devoção a Santo André, “o pescador das almas”, é muito antiga e enraizada na comunidade poveira que há vários anos lida com a dor da morte no mar. Na madrugada ou entardecer da véspera ou do dia de Santo André, celebrado a 30 de Novembro, era comum ver grupos de pescadores, de lampião na mão, em peregrinação até à Capela dedicada ao Santo, em Aver-o-Mar. De forma a recuperar esta tradição, que a pouco e pouco se foi esbatendo, o Centro de Desporto e Cultura JuveNorte tem organizado, de há uns anos para cá, a peregrinação, inserindo, no cortejo aberto a toda a população, um grupo de peregrinos trajados a rigor.
         Póvoa de Varzim é uma cidade portuguesa, próxima a cidade do Porto, entre os rios Minho e Douro, com aproximadamente 65 mil habitantes. Segundo a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.com/), em Póvoa de Varzim:
O mar sempre teve primazia na sua cultura e economia, primitivamente através do comércio marítimo, depois com a pesca, levando a que adquirisse um foral em 1308 e, consequentemente, tornou-se no principal porto de pesca do Norte de Portugal em pleno século XVIII. O teor elevado de iodo nas suas águas e extensos areais, levam ainda, no mesmo século, a ser tornar num eminente centro balnear.
         Aqui no Brasil, ao falarmos de Santo André, lembramos muito da próspera região do ABC(D) Paulista e muito pouco do "pescador de almas", o irmão do primeiro Papa. Talvez isso possa ser parcialmente explicado por nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida, estar associada a proteção dos pescadores. Além disso, mais para o sul do país, é forte a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes por parte dos que se dedicam a atividades ligadas aos rios e ao mar.
 
         A oração escolhida para nossa semana foi, como não poderia deixar de ser, a oração para o Santo do Dia.
==========================================
ORAÇÃO A SANTO ANDRÉ
 
Ó Deus!
Que, por uma infalível providência,
Vos dignastes escolher o bem-aventurado Santo André
Para ser seu primeiro discípulo,
Concedei-nos que aquele mesmo,
Que na Terra veneramos como protetor,
Mereçamos tê-lo no Céu, como intercessor.
Vós que viveis e reinais
Por todos os séculos dos séculos.
Amém!
==========================================




        E de tanto falar em pesca, vamos misturá-la com música caipira e assitir a dupla Cacique & Pajé, cantando "Pescador e Catireiro".
 
  
         Uma Santa e Abençoada semana! Que a Paz de Cristo permaneça conosco!
 
Wilmar Machado
        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário