A mais pequenina dor que diante de nós se produz
e diante de nós geme,
põe na nossa alma uma comiseração e na nossa carne um arrepio,
que lhe não dariam as mais pavorosas catástrofes passadas longe,
noutro tempo ou sob outros céus.
(Eça de Queirós)
Amigas e Amigos,
Na página de Cultura do portal do periódico “O Estado de São Paulo” (http://www.estadao.com.br), foi publicada uma matéria sobre a campanha iniciada hoje, nas redes sociais, com a participação de astros da música, ao som de uma música de Bob Marley, contra a fome no nordeste da África. Diz o referido jornal que:
Mais de 150 artistas – incluindo Lady Gaga, U2, Justin Bieber, Jay-Z, The Rolling Stones e Paul McCartney – estão usando o Facebook e o Twitter para conclamar seus fãs a doarem dinheiro para ajudar as numerosas famílias que passam fome na região. A campanha, intitulada "I'm Gonna Be Your Friend" (Serei seu amigo), pode ser vista no endereço www.imgonnabeyourfriend.com. Ela mostra um clipe da canção "High Tide or Low Tide", gravada em 1973 por Bob Marley & The Wailers, junto com imagens de crianças desnutridas. A direção do clipe ficou a cargo do premiado cineasta Kevin Macdonald. Cerca de 12 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no chamado Chifre da África, sendo 3,6 milhões na Somália, segundo a ONU. A campanha pretende alcançar 1 bilhão de pessoas, contando com a ajuda de parceiros como Universal Music Group, Yahoo, Facebook, AOL, MSN, YouTube e Twitter. Doações e downloads de "High Tide or Low Tide" ao custo de 1,29 dólar serão entregues à ONG Save the Children, que fez um apelo para levar água, comida e remédios às vítimas da fome. Outros participantes incluem Sting, David Beckham, Eminem, Rihanna, Annie Lennox, Bruno Mars, Madonna, Ricky Martin e Lily Allen.
A matéria do “Estadão” trocou o final do endereço onde a campanha aparece, que é www.imgonnabeyourfriend.org, local onde o clipe também está disponível. Acredito que vale a pena ver e, se durante a exibição, alguma lágrima insistir em molhar seu rosto, agradeça a Deus por ter um coração. As imagens são fortes, mas à distância são apenas imagens que dão idéia da situação sem, efetivamente, nos fazerem experimentar esse desespero de crianças e adultos sem espaço para esperança.
No site da campanha pode ser visto outras celebridades que estão aderindo ao apelo além das citadas na matéria acima. Ainda que possamos ter certeza que uma campanha é muito pouco para melhorar a situação daquele pedaço da África, não podemos esquecer que aquelas crianças e aqueles adultos, enquanto esperam por melhores dias, precisam de um copo d’água e um pão para sobreviverem hoje.
O clipe, com imagens dolorosas, serviu também para me recordar que no próximo dia 11 de agosto será celebrada a Festa de Santa Clara, que foi proclamada em 21 de agosto de 1958, pelo papa Pio XII, como a Padroeira da Televisão, exatamente por ser agraciada com uma projeção sem qualquer intervenção técnica um ano antes de sua morte. Um resumo da vida dessa Santa pode ser encontrado no portal das Irmãs Paulinas (http://www.paulinas.org.br), que diz:
Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica, onde possuía de tudo. [...] No dia 18 de março de 1212, aos dezenove anos de idade, fugiu de casa e, humilde, apresentou-se na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Ele, então, cortou-lhe o cabelo, pediu que vestisse um modesto hábito de lã e pronunciasse os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Depois disso, Clara, a conselho de Francisco, ingressou no Mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas, para ir se familiarizando com a vida em comum. Pouco depois foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela. [...] Em agosto, quando ingressou Pacífica de Guelfúcio, Francisco deu às irmãs sua primeira forma de vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de "Damianitas", depois, como Clara escolheu, de "Damas Pobres", e finalmente, como sempre serão chamadas, de "Clarissas". [...] O testemunho de fé de Clara foi tão grande que sua mãe, Ortolana, e mais uma de suas irmãs, Beatriz, abandonaram seus ricos palácios e foram viver ao seu lado, ingressando também na nova Ordem fundada por ela. [...] Em 1226, Francisco de Assis morreu e Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Lá, via Francisco e os ritos das solenidades do seu funeral que estavam acontecendo na igreja. Anteriormente, tivera esse mesmo tipo de visão numa noite de Natal, quando viu, projetado, o presépio e pôde assistir ao santo ofício que se desenvolvia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, que pareciam filmes projetados numa tela, santa Clara é considerada Padroeira da Televisão e de todos os seus profissionais. Depois da morte de São Francisco, Clara viveu mais vinte e sete anos, dando continuidade à obra que aprendera e iniciara com ele. [...] No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu das mãos de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação canônica, deixando, assim, as sua "irmãs clarissas" asseguradas. Dois anos após sua morte, o papa Alexandre IV proclamou Santa Clara de Assis.
No Brasil, desde 2005, existe o “Prêmio Clara de Assis para a Televisão”, criado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para estabelecer um espaço de diálogo entre a Igreja Católica e os profissionais da televisão brasileira, com o objetivo de contribuir para a educação através de uma leitura crítica da comunicação televisiva.
Para que possamos perceber a África bem mais perto de nós do que a sensação provocada pela distância geográfica, sugiro orarmos, pedindo a intercessão de Santa Clara de Assis para que a justiça aconteça no mundo e para não fugirmos de nossas responsabilidades diante desses dramáticos apelos.
=========================================
ORAÇÃO A SANTA CLARA
Ó heróica Virgem Santa Clara, que,
Em hora perigosa para a paz do vosso Mosteiro e da vossa pátria,
Superando medo e fraqueza, e animada de fé inabalável,
Dirigistes ao Coração Eucarístico de Jesus esta prece:
“Ó Senhor, não entregueis às feras as almas que em Vós confiam!
Vós que desassombradamente enfrentastes os bárbaros”.
E, levantando o sagrado Cibório,
Pusestes os invasores em precipitada fuga,
Hoje acolhei benigna, as nossas orações
E apresentai-as juntamente com as vossas ao trono do Divino Cordeiro,
Para nos obterdes misericórdia.
Oferecei ao seu Coração compassivo,
Nestes dias de provação,
As angústias dos corações e os sofrimentos físicos dos povos.
A Ele repeti mais uma vez a vossa oração
Confiante da justiça para o mundo,
À tranquilidade e prosperidade para o Brasil,
E para todos mais ardente amor à Eucaristia!
Assim seja!
=========================================
A música para o Oratório Campeiro de hoje é “São Francisco”, com Sílvio Brito.
Um grande abraço para todos e que a Paz de Cristo permaneça conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário