quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GALERIA SERTANEJA - QUANDO O AMOR SE VAI...

Para esquecer é preciso deixar correr o coração,
de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar. 
( Miguel Esteves Cardoso)


Amigas e Amigos,

               Inicio esta Galeria Sertaneja com um destaque especial para a matéria publicada hoje no portal G1 (http://g1.globo.com) sobre a inauguração, hoje, da primeira (de nove) sala de música do projeto social “Por um mundo melhor”, em uma escola municipal no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ. Pode não se tratar de um projeto caipira, sertanejo ou regional, conforme a proposta do Canto da Terra, mas é música. E quem promove tudo isso é o “Rock in Rio”, que aproveita seu reconhecimento perante a sociedade para melhorar a vida de muitas crianças.



               Mais do que a própria matéria, o que mais me chamou a atenção foi a iniciativa. Consta lá no G1 que:
O Rock in Rio inaugurou nesta quinta-feira (11), na Escola Municipal Pereira Passos, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio, a primeira sala de música do projeto social “Por um mundo melhor”. Até o início de setembro, outras nove salas serão montadas em unidades da rede municipal de ensino da cidade, indicadas pela Secretaria municipal de Educação.

A cerimônia contou com a participação da vice-presidente do festival, Roberta Medina; da secretária municipal de Educação, Claudia Costin; e do secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro, além de professores da escola e músicos do grupo Monobloco, que promoveram a aula inaugural para alunos do sexto ano. [...] Além de isolamento acústico — para não atrapalhar as demais aulas que acontecem simultaneamente —, ar condicionado e mobiliário, cada sala será equipada com iluminação especial, TV, CD player e DVD e ainda 30 instrumentos de percussão. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 10 mil alunos sejam beneficiados anualmente pela iniciativa. [...] Na ocasião, também foi anunciada a prorrogação da campanha de doação de instrumentos promovida pelo festival, que agora poderão ser entregues nas mais de seis mil agências dos Correios participantes até o dia 2 de outubro. São aceitos todos os tipos de instrumentos, novos ou danificados, que passarão por um processo de avaliação e reparo na oficina de luthier, que será inaugurada nos próximos dias, no Centro de Referência da Juventude da Providência (CRJ), no Centro do Rio. A quarta edição brasileira do Rock in Rio está marcada para os dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.

               Chama a atenção ver um festival utilizar a força de sua imagem para uma iniciativa voltada para a cultura e a educação, muito além dos manuais e panfletos, pouco oportunos, do Ministério da Educação. Também, com o que tem sido notícia envolvendo ministérios atualmente, se educação não envolver grandes transações financeiras, necessitará de outros artifícios para chamar a atenção para sua pasta. E aí, o que se vê é o descaso atual dedicado a essa área aqui em nosso país.

               Mas isso foi só para iniciar a Galeria de hoje. O mais importante aqui é a música escolhida para hoje. Do poeta, de coração caipira, Renato Teixeira, é a letra que está logo abaixo.

=================================
  
QUANDO O AMOR SE VAI
                                  Renato Teixeira

O destino queria
que eu fosse um peão
um vaqueiro matreiro
Mas um dia eu senti
Que queria e podia
Ser um marinheiro
Nas viagens da vida.
Vivi aventuras
E amores primeiros
Fui nesse compasso
Cavalgando mares
Estreitando laços.

Quando o amor se vai,
outro logo vem.
Depois contam histórias
Narrando seus feitos
pela vida afora.

Vi por esses caminhos
Que o amor e a intriga
viajam colados
A paixão e o ciúme
Por serem contidos
viajam calados.
E a gente revira esse mundo
E no fundo, tá tudo acertado
O futuro acontece
E no mesmo momento
Se entrega ao passado.

=================================

               A interpretação é do próprio Renato Teixeira, acompanhado pelo saudoso Pena Branca, em uma gravação realizada no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.



               Um  grande abraço para todos!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário