domingo, 29 de janeiro de 2012

FOGÃO DE LENHA - FRANGO NA BRASA E OUTRA "QUEIMADA"



O rei disse-lhe:
Quantas vezes será preciso conjurar-te a que só digas a verdade em nome do Senhor? `


Amigas e Amigos,

          Antes de apresentar a receita de hoje, comento um post do Blog da Folha “Presidente 40”  (http://presidente40.folha.blog.uol.com.br), no último  dia 26, abordando um frase polêmica que teria sido pronunciada no Fórum Social, em Porto Alegre-RS:
Ex-assessor especial do governo Lula, o escritor Frei Betto mostrou hoje no Fórum Social que mantém o gosto pela polêmica e a fidelidade ao PT. Convidado para um debate sobre os preparativos da Rio+20, ele  surpreendeu a platéia iniciando sua fala com um petardo contra os tucanos. "A diferença entre PT e PSDB é que o PT dialoga e o PSDB manda a polícia para conversar", disse.Os alvos, claro, eram o governo do tucano Geraldo Alckmin e as ações da PM paulista na cracolândia e na favela do Pinheirinho. Num Fórum despartidarizado, que lembra pouco as suas primeiras edições, a frase foi recebida com poucos aplausos. A ex-petista Marina Silva, que participava da mesa, não se manifestou.

          A truculência apresentada na retomada da favela do Pinheirinho deve merecer críticas – até mais veementes dos que as apresentadas até agora. Penso que partidarizar, como fez Frei Betto, essa barbárie em nada agrega para que possamos excluir de nossa convivência essas atitudes que agridem a própria democracia, tão escarnecida por nossas autoridades.

          Talvez Frei Betto tenha esquecido de uma ocorrência de São Raimundo Notato, que virou notícia conforme o site “Dom Inocêncio” (http://dominocencio.com), em fev/2011, cujo “diálogo” me parece semelhante ao do Pinheirinho:
O prefeito padre Herculano Negreiros (PT), mandou uma equipe da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato demolir o prédio de uma Igreja evangélica, localizada no bairro Baixão da Guiomar na manhã desta quarta-feira (23). De acordo com informações, o prédio teria sido erguido numa área destinada à construção de uma via pública, por isso, o padre determinou a destruição, através de um decreto. A demolição aconteceu no final da manhã, quando um funcionário da prefeitura municipal compareceu ao local conduzindo um trator para cumprir o decreto assinado pelo gestor. Uma equipe da Polícia Militar de São Raimundo Nonato foi chamada ao local, para evitar qualquer confronto entre moradores e servidores. A maioria das pessoas que moram no local ficou revoltada com a decisão.Os proprietários do prédio, onde funcionava a Igreja informaram que possuem um documento que atestaria a propriedade da área. Essa não é a primeira vez que o padre manda destruir casas em São Raimundo Nonato, no primeiro ano do seu governo, ele determinou que servidores demolissem casas construídas na área do antigo aeroporto, sob a alegação de que o terreno pertencia a Aeronáutica e não podia ser invadido.

          Provavelmente, Frei Betto não lembrou também de um fato ocorrido em 2004, na cidade de Arujá, noticiado pelo “Jornal da Cidade” (http://www.jornaldacidadearuja.com.br, onde o “diálogo” se fez em forma de baderna:
Na madrugada de ontem, 28, a Guarda Municipal prendeu em flagrante integrantes do Partido dos Trabalhadores que faziam distribuição de panfletos com ataques ao prefeito Abel Larini, visando atingir o candidato apoiado por ele, Luiz Bananeiro, assim como atacava o candidato do PMDB, Genésio Severino da Silva, e sua vice, Virgínia Alegri. Outro fato envolvendo integrantes do PT ocorreu no dia 22 de setembro, quando a Polícia Militar flagrou militantes arrancando material publicitário do candidato Genésio. No tocante à panfletagem, segundo os GMs, quando foram fazer a abordagem para verificar do que se tratava, os acusados partiram para a agressão, porém acabaram sendo conduzidos ao Distrito Policial, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência para que os fatos sejam apurados.

          Vale registrar, ainda, as situações em que a militância partidária age como os policiais agiram na favela do Pinheirinho. Essa atitude inconseqüente não é exclusiva de qualquer partido, mas desempenhada por todos que se arvoram “senhores de alguma verdade presumida”. Um exemplo de que isso pode ocorrer inclusive com o Partido dos Trabalhadores é um post do Blog Políticos do Sul da Bahia (http://www.politicosdosuldabahia.com.br), de mai/2010:
Na manhã desta sexta-feira o clima esquentou em Buerarema e os aderentes do prefeito Mardes Monteiro (PT), realizaram uma manifestação contra o atual momento político no município. Mas a manifestação não terminou bem e se transformou em um “quebra-quebra” na cidade. Segundo informações, os manifestantes quebraram a câmara de vereadores e tentaram invadir a prefeitura. Incendiaram pneus na porta da câmara, prefeitura e no fórum municipal. Foi necessária a presença de reforço policial e houve um principio de confronto entre os manifestantes e os policiais. Sendo que várias pessoas tiveram que ir até ao hospital por conta da confusão. Vale lembrar que Mardes foi cassado em julho de 2009.

          Lembro aqui que São Domingos Gusmão, o fundador da Casa dos Irmãos Pregadores – os Dominicanos, ordem a qual pertence Frei Betto – levava em comunidade com seus seguidores a Véritas, como chamava a verdade libertadora. Verdade libertadora me parece algo bem distante da “verdade conveniente” proposta por Frei Betto no Fórum Social.

          Por todo seu histórico de luta social, Frei Betto, apesar desse aparente deslize, deve continuar combatendo as diferenças de classes ainda estão tão longe de serem erradicas – ou, pelo menos, minimizadas – em nosso imenso e tão desigual Brasil.



          Depois dessas considerações, vamos a receita de hoje que, espero, possa ser apreciada por vocês. Como sempre digo, façam “ajustes” nos ingredientes e nas quantidades dos mesmos para “criarem” suas próprias receitas, adaptadas aos sabores daqueles para os quais elas serão preparadas.

===============================================

FRANGO COM ERVAS NA BRASA

Ingredientes:

1,5 kg sobrecoxa de frango
(pode-se usar somente coxas ou coxas e sobrecoxas)

Ingredientes para o molho:

½  xícara de óleo
2 cebola médias picadas
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de sálvia fresca picada
1 colher (sobremesa) de alecrim fresco picado
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1 colher (sobremesa) de orégano  
3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colheres (sopa) de manjerona picada
½ xícara de vinho tinto seco
2 xícaras de água
Sal a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Pimenta do reino (moída na hora) a gosto


Modo de preparar:

Misture todos os ingredientes do molho em um recipiente grande.

Acrescente os pedaços de frango (que devem ficar submersos).

Cobrir o recipiente e levar a geladeira.

Deixar marinando por, pelo menos, 1 hora.

Ao retirar da geladeira, deixe descansar por cerca de 10 minutos.

Acomode os pedaços em espetos.

Leve a churrasqueira (a uns 30 cm. das brasas).

Vire periodicamente os espetos, banhando os pedaços de frango com o molho em que marinaram.

Estarão prontos quando dourados. O frango deverá estar crocante por fora e sem ressecar por dentro.

===============================================

 A música para acompanhar a receita é “Prato do Dia”, de Geraldinho, interpretada pela dupla Liu & Léu.



          Um grande abraço e bom fim-de-semana para todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário