quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

GALERIA SERTANEJA – SÓ R$ 100 MIL?... E O AUMENTO?



Beneficiar vilões é deitar água no mar.
(Miguel de Cervantes Saavedra)


Amigas e Amigos,

Enquanto tomava o café da manhã, recebi o “Correio Braziliense”, cuja capa estampa, em destaque, que “Juízes vão ao Supremo por rejuste”. A matéria – completa na edição impressa do jornal – destaca a exigência dos magistrados de 4,8% de aumento em seus contracheques, contrariando o Planalto que não se mostra disposto a encaminhar tal proposta para o Congresso.





Abaixo, disponibilizo um excerto da matéria, conforme publicação, também hoje, do portal do Correio (http://www.correiobraziliense.com.br):
A guerra prometida pelos servidores públicos foi declarada oficialmente ontem. E começou pelos magistrados. Depois de perder a batalha por reajustes salariais no Orçamento de 2012, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) decidiu peitar a presidente Dilma Rousseff e entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo que deputados e senadores garantam um reajuste de 4,8% na remuneração dos ministros do STF. A mudança alteraria o teto do funcionalismo de R$ 26,7 mil para R$ 28 mil e elevaria, automaticamente, os salários dos juízes e dos ministros dos demais tribunais superiores.
         Acredito que o aumento se faz necessário para que os magistrados – alguns estão recebendo somente R$ 100 mil por mês, conforme abordado na postagem sobre o assunto aqui no blog (http://programacantodaterra.blogspot.com/2012/01/tertulia-nativa-cachorrada.html) – não passem privações. Com muita competência, já perceberam até um suposto descumprimento da Constituição no ato da presidente de não encaminhar a proposta desse aumento. Com a mesma competência, entretanto, não foi possível perceber qualquer agravo a Magna Carta ao ser estabelecido o salário mínimo de R$ 622 para o trabalhador brasileiro.

         Penso, ainda, que essa necessidade de aumento visa manter a agilidade – percebida por qualquer cidadão – com que a justiça trata seus processos. Magnificentes salários possibilitam a dedicação de todos os integrantes para que um processo nunca demore mais do que 1 ano e meio ou 2 anos para percorrer todas as instâncias do judiciário e ter sua sentença definitiva. Você não concorda com isso e pensa que esse prazo é um pouco mais longo, talvez 5 anos? Ou 10? Ou 15? Ou mais?

         Não é, aparentemente, o que acontece quando “outros interesses” aparecem. Hoje, também no Correio Braziliense, tem uma notícia sobre um pedido de cidadania despachado em tempo mínimo para que um espanhol assumisse um cargo no Planalto, pois em seu currículo constava o item mais importante para o atual entendimento de meritocracia em órgãos públicos: era ex-dirigente sindical. Consta no jornal que:
Para assumir o cargo de assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, em maio de 2011, o espanhol e ex-dirigente sindical do ABC Paulista José Lopez Feijóo teve uma tramitação relâmpago de seu processo de naturalização no Ministério da Justiça. Feijóo chegou ao país em 1953 e cumpriu os trâmites para ganhar o certificado de naturalização somente após a indicação para o posto na pasta comandada por Gilberto Carvalho. Diferentemente dos demais estrangeiros, que esperam em média 18 meses para obter a cidadania brasileira, o ex-sindicalista deu entrada no processo em 12 de maio de 2011 e, duas semanas depois, o Ministério da Justiça concedeu a naturalização extraordinária a Feijóo. A naturalização foi publicada no Diário Oficial da União de 27 de maio. Três dias depois, o ex-sindicalista foi nomeado, por portaria, assessor especial, DAS 5, na estrutura da Presidência. 
Na Galeria desta semana, a letra e música de “Saco de Ouro”, de Paraíso e José Caetano Erba. Lembrando sempre que esse saco de ouro da música é mixaria comparado com as notícias de hoje.

=========================================

SACO DE OURO
                              Paraíso e José Caetano Erba

Um saco de estopa com embira amarrado,
Eu tenho guardado a minha paixão,
Uma bota velha, chapéu cor de ouro,
Bainha de couro e um velho facão.

Tenho um par de esporas, uma rês e um laço,
Um punhal de aço, rabo de tatu,
Tenho uma guaiaca ainda perfeita,
Caprichada e feita só de couro cru.

Do lampião quebrado só resta o pavio,
Pra lembrar o frio eu também guardei
Um pelego branco que perdeu o pelo
Apesar do zelo com que eu cuidei.

Também um cachimbo de cano Colombo
Quantos pernilongos com ele espantei,
Um estribo esquerdo que eu guardei com jeito
Porque o direito na cerca eu quebrei.

A nota fiscal, já toda amarela,
Da primeira sela que eu mesmo comprei
Lá em Soledade, na Casa da Cinta,
230 na hora eu paguei.

Também o recibo, já todo amassado,
Primeiro ordenado que eu faturei,
É a minha traia num saco amarrado
Num canto encostado que eu sempre guardei.

Pra mim representa um belo passado
A lida de gado que eu sempre gostei
Assim enfrentado um trabalho duro
Eu fiz o futuro sem violar a lei.

O saco é relíquia com os seus apetrechos,
Não vendo e nem deixo ninguém por a mão
Nos trancos da vida agüentei intacto
E o ouro do saco é a recordação.

=========================================

A interpretação de hoje é a da jovem violeira Bruna Viola, em um vídeo do programa "Viola minha viola".



         Um grande abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário