É
mais fácil encontrar quem chore com as nossas tristezas
que
quem rejubile com as nossas alegrias.
(Jacinto
Benavente y Martinez)
Amigas e Amigos,
Já havia escolhido a música – “Rio de Lágrimas” – para esta
Galeria Sertaneja, quando escutei na rádio CBN que o deputado Acelino Popó
Freitas usou o seu gabinete político para promoção de um evento pessoal. Fica a
impressão de que o mau uso da máquina pública transborda mais do que o rio de
Piracicaba.
Esse – talvez não raro – uso indevido do gabinete ficou
patente no e-mail oficial do deputado, convidando para a luta de sua despedida do pugilismo, que acontecerá no
cassino Conrad, em Punta Del Este (Uruguai), no próximo dia 2 de junho.
Na página de CBN, na Internet, foi publicado o e-mail
enviado às 16h33, do ontem, pelo ex-pugilista e deputado, com o seguinte
título: “Dep. POPÓ convida para sua Luta
de Despedida”. Abaixo, segue a transcrição do teor do convite (que foi
encaminhado com o cartaz do evento):
Olá Amigo,Tenho o prazer de encaminhar o CONVITE ESPECIAL para minha luta de despedida do boxe. Muito me honraria a sua presença.Informo que o meu gabinete estará dando suporte para os interessados em participar do evento. Peço a gentileza de entrar em contato com Wendell ou Alessandra pelos ramais 52576/51576.Gostaria de destacar que à empresa All in Tour é a única responsável pelas hospedagens dentro do próprio CONRAD e estará devidamente preparada para lhe atender.
Acredito que o uso indevido de crase seja o menor problema
dentre os que se evidenciam com esse e-mail. Mesmo com toda a informalidade
proporcionada pela Internet, um e-mail oficial de um deputado federal tem um
apelo mais significativo do que seria conseguido com um e-mail pessoal.
Além disso, o fato dos dois funcionários que, prestando
serviços ao gabinete e sendo remunerados com verbas públicas, estarão dando
suporte pode significar – pelo extenso período que estarão a disposição do
evento pessoal do deputado – que tenhamos nos gabinetes pessoal sem trabalho e
ocupando vagas.
Mas a grande preocupação é com a propaganda da empresa de
turismo, que foi feita de forma oficial pelo deputado para os que eventualmente queiram
acompanhá-lo nessa despedida dos ringues. Segundo informação da própria CBN a
empresa não seria a “única responsável
pelas hospedagens dentro do próprio CONRAD” como constou no e-mail.
No cartaz da luta que acompanha o convite, aparece uma
declaração de Popó, onde a sua luta de despedida é dedicada a “todo o povo brasileiro, que precisa de um
ídolo, uma referência”. Mas será que esse ídolo, ou essa referência, que o
povo brasileiro precisa pode ser alguém que faz esse tipo de uso do erário?
A
despedida do desportista não mereceria a mancha provocada pelo mau exercício do
cargo público, mas as “tentações” propiciadas pelas certezas de impunidade para
tais delitos devem ter sido difíceis de resistir.
A
música de hoje, “Rio de Lágrimas”, foi composta nos anos 60 por Lourival dos
Santos (1917-1997), Tião Carreiro (1934-1993) e Piraci (1917-1974). Segundo
dizia Lourival dos Santos, a inspiração para essa música foi “Marrequinha da
Lagoa”, música cantada por Isaurinha Garcia.
=========================================
RIO DE LÁGRIMAS
Lourival do
Santos, Tião Carreiro e Piraci
O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora.
La na rua onde eu moro só existe uma nascente
A nascente dos meus olhos já formou água corrente
Pertinho da minha casa já formou uma lagoa
Com lagrima dos meus olhos por causa de uma pessoa.
O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora.
Eu quero apanhar uma rosa, minha mão já não alcança
Eu choro desesperado igualzinho a uma criança
Duvido alguém que não chore pela dor de uma saudade
Quero ver quem que não chora quando amar de verdade.
O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora.
=========================================
Para
encerrar a Galeria Sertaneja de hoje, fica a interpretação de “Rio de Lágrimas”
com a dupla responsável pela primeira gravação (considerado o maior sucesso
deles): Tião Carreiro e Pardinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário