segunda-feira, 11 de julho de 2011

ABRINDO A PORTEIRA - VELHA, E CANSADA, PONTE DO GUAÍBA

Nos acontecimentos, sim, é que há destino: Nos homens, não - espuma de um segundo...
Se Colombo morresse em pequenino, o Neves descobriria o Novo Mundo.
(Mário Quintana)


Amigas e Amigos,


               Vou abrindo a porteira para mais uma semana e estávamos, ou estamos, a beira de mais um escandaloso desvio de dinheiro público pelo que foi noticiado recentemente. Após provocar muitas dores de cabeça para os dela necessitam pela avançada idade, a ponte móvel do Guaíba – que tem apresentado crises de “imobilidade” em momentos críticos para seus usuários – recebeu a notícia de sua merecida “aposentadoria”.



               Mas o aparente descanso vem sendo postergado por motivos diversos. Conforme o jornal “A Notícia” (http://www.clicrbs.com.br/anoticia), de Joinville-SC em 7/4/2011:
As poucas esperanças que restavam de que a nova ponte sobre o Guaíba ficasse pronta até a Copa do Mundo de 2014 terminaram ontem. A previsão é de que a obra seja concluída somente no final de 2015. O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, esteve reunido em Brasília com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Beto foi informado de que o estudo técnico já foi concluído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), mas o projeto sequer começou a ser feito. O secretário tentou esconder a frustração e preferiu comemorar o fato de a abertura do edital poder ocorrer no início do ano que vem.

               Não faço aqui qualquer consideração sobre motivações que levaram o governo a concluir o processo de escolha do projeto a ser executado na construção da nova ponte sobre o Guaíba. Mas foi concluído e os números envolvidos se tornaram conhecidos.  E a Coluna do Augusto Nunes, na revista Veja (http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes), dia 4/7/2011, trouxe uma reflexão sobre não ser essa nova ponte o caminho mais curto entre o Ministério dos Transporte e a penitenciária, comparando com uma obra tida como a maior ponte do mundo, informando que:
Há uma semana, o governo da China  inaugurou a ponte da baía de Jiadhou, que  liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões. Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão. Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal  Zero Hora  publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:
 Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. 

               Logo em seguida, foram denunciadas as maracutaias envolvendo a área dos Transportes no Brasil e somente, em um primeiro instante, o próprio ministro foi preservado, mas acabou tentando dar alguma satisfação a sociedade através de uma derradeira tentativa de acalmar ânimos e desviar atenções. Conforme o jornal “Zero Hora” (http://zerohora.clicrbs.com.br), de Porto Alegre-RS , em 6/7/2011:
Enfraquecido e acuado pela descoberta de um suposto esquema de corrupção na antessala de seu gabinete, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, mandou suspender na terça-feira, por 30 dias, todas as licitações de projetos, obras e serviços sob sua responsabilidade. [...] O projeto da nova ponte do Guaíba, que ainda não foi contratado, está fora da lista. Contudo, o edital de licitação, previsto para ser lançado até o final do mês, deverá ser adiado.

               O próximo passo, que todos sabem, foi a defenestração do ministro. Se o Ministério dos Transportes não continuar com o mesmo partido que o transformou nessa verdadeira mixórdia econômica, provavelmente esse adiamento será bem mais longo do que se supõe dada a necessidade de revisão dos valores envolvidos no orçamento já aprovado pelos demissionários da área de Transportes. Até lá, elevemos nossas orações na tentativa de continuar elevando a parte levadiça da ponte velha, que continuará somente sonhando com a tão esperada aposentadoria. Também, quem mandou querer ser ponte só pra ser útil. Se fosse governadora de estado...

               A música desta segunda-feira foi composto no início dos anos 40, por Jayme Lewgoy Lubianca,e a interpretação é do saudoso seresteiro Sílvio Caldas: “Porto dos Casais”.


               A semana continua. A ponte também continua. E eu deixo um grande abraço para todos.

Wilmar Machado

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