domingo, 10 de julho de 2011

PROSA DE DOMINGO - O DIÁRIO DA PRESIDENTE

Onde não há amor, põe amor e tirarás amor.
(S. João da Cruz)

Amigas e Amigos,

               Mais um domingo. Dia de descanso e de uma prosa mais leve. Começo falando do próprio programa Canto da Terra, que no próximo mês de agosto completará 8 anos no ar nas rádios Nova Aliança, de Brasília. Com alegria, a cada domingo se identificam ouvintes de lugares mais distantes que acompanham o programa pela Internet (http://www.novaalianca.org.br). Nos últimos programas, tenho recebido telefonemas, e-mails (cantodaterra@gmail.com), manifestações no Facebook (http://facebook.com/wilmar.machado) e no Twitter (http://twitter.com/cantodaterra) do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Goiás, de Minas Gerais, do Espírito Santo, da Bahia e do Rio Grande do Norte.

               Nessa prosa leve, lembro das postagens do deputado Romário (PSB-RJ) após recusar fazer o teste do bafômetro quando parado em uma blitz nesta madrugada no Rio de Janeiro. A prosa é leve, mas o que o deputado “baixinho” escreveu espalhou odores mais fortes do que “peixe” podre. Se entre os mais de 200 mil seguidores dele estiverem seus eleitores, vai ser difícil emplacar a prefeitura do Rio com tanta baixaria.

               Outra situação agradável e leve para este domingo é a forma como o humor se aproveita bem da imagem de nossos presidentes da República, provavelmente desde que existe a República. Antes, os imperadores também foram bem explorados para geração de boas risadas.

               Sobre a exploração da imagem da presidente atual, lembro do programa “Zorra Total”, onde tem um Bonde Brasil (ou coisa parecida) que, mesmo me parecendo uma boa idéia a Dilmaquinista, não consegue me entusiasmar.



               Por outro lado, a revista “piauí" (http://www.revistapiaui.com.br), traz a cada número uma página com o título “o diário da Dilma”, que vale a pena conferir. No número 58, deste mês de julho, na página 33, aparece o diário de junho do qual transcrevo abaixo alguns dias:
1º DE JUNHO_Dizem que junho não é um bom mês para sagitarianos. Com ascendente em Escorpião, então, nem se fala. Já deixei dois recados com a minha astróloga. Deve ter alguma coisa encalacrada no meu mapa. Palocci e pneumonia ninguém merece. Minha tia queria trazer um pai de santo muito bom aqui da Ceilândia, para tirar o mau-olhado. Começo hoje uma trezena de santo Antônio. Não aguentei e li meu horóscopo on-line: “Sua Lua está apontada para Vênus. É tempo de mudança. Renove os ares antes que seja tarde.” Tomei um Rivotril.2 DE JUNHO_Pedi para o Luiz Sérgio gravar Guerra dos Tronos. Vi uma chamada e fiquei curiosa. A verdade é que, com tanta amolação por causa do Palocci, nem consigo mais seguir Cordel Encantado. Tão fofinha, a novela. […] Coloquei o DVD que o Luiz Sérgio gravou, e surpresa: um show da Cher em Las Vegas. O que é isso? [...]6 DE JUNHO_ [...] Fiquei arrepiada quando o Chávez disse que me achou inteligente e interessante logo na primeira vez que me viu. Mas não dei bandeira: em terra de sapo, mosca não dá rasante. Não sentia uma emoção tão grande desde que pegamos aquele cofre do Ademar. O Lobão estava por perto e acho que ouviu. Bem feito! É para ele parar de se achar. Patriota ligou: “Ollanta Humala foi eleito presidente do Peru.” Já ia passando um pito por causa dessa mania dele de fazer trocadilho idiota, quando a Ideli Salvatti, que estava por perto, me cochichou que esse era mesmo o nome do homem. Esperta essa Ideli, vou pedir para ela gravarGuerra dos Tronos. O Franklin Martins apareceu em casa. Achei ele a cara do Gregory Peck. Deve ser o Rivotril. [...]10 DE JUNHO_João Santana deixou no gabinete uma carta cumprimentando o Fernando Henrique pelos 80 anos. Tinha um post-it em cima: “Presidenta, fume o cachimbo da paz com o FHC. Vai por mim. Todos os colunistas tucanos (releve a tautologia) vão elogiá-la e, por tabela, ainda enfraquecemos o Serra.” O texto já veio em papel timbrado e com a minha assinatura no final. Êita marqueteiro eficiente! Mas, cá entre nós, querido diário, “releve a tautologia” é coisa de baiano com complexo de Rui Barbosa. Adorei os comentários de que a Gleisi é a “Dilma da Dilma”. Ai, se eu tivesse aquele narizinho... [...]14 DE JUNHO_O Haddad me manda um e-mail com uma nova sugestão para o vídeo contra a homofobia: duas amigas que acabam se apaixonando. O título? “Eduarda e Mônica”. Como diria o Robin: “Santa Herança do Lula!” [...]27 DE JUNHO_Marieta Severo para interpretar Dilminha no cinema? Sei não. Adoro a dona Nenê, mas a Paola Oliveira não é mais parecida? Ela está ótima em Insensato Coração. E quem fará o papel do Lobão? Será que o Antonio Banderas esteve no Brasil para isso?
               O diário completo está na revista que chegou hoje às bancas e, em minha opinião, vale à pena conferir. Para manter a prosa leve, a música escolhida para hoje é “Nóis e Jéca, mais é Jóia”, de Juraildes da Cruz, compositor tocantinense, gravada por Xangai, cantor baiano.


               Um grande abraço e uma ótima semana!

Wilmar Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário